Intervenção de Paulo Sá, Mandatário por Faro

Passados quatro anos, podemos dizer com orgulho que a CDU mereceu plenamente a confiança dos algarvios!

Apresentação pública do 1º Candidato da CDU por Faro

Caros amigos e camaradas,

Há quatro anos, nas eleições legislativas de 2015, dissemos aos algarvios que podiam dar o seu voto à CDU com toda a confiança, pois o seu voto seria transformado em luta! Em luta em defesa dos interesses do Algarve e do País, em luta por melhores condições de vida para os trabalhadores e para o povo. Hoje, passados quatro anos, podemos dizer com orgulho que a CDU mereceu plenamente a confiança dos algarvios!

A CDU desenvolveu uma notável intervenção na frente parlamentar, assente no contacto com a realidade regional e numa profunda ligação aos trabalhadores e às populações. Realizámos, em todos os concelhos do Algarve, de Alcoutim a Aljezur, quase 350 reuniões, visitas e contactos com as mais diversas entidades, mais meia centena do que na legislatura anterior. Estivemos presentes nas lutas dos trabalhadores e das populações, manifestando-lhes a nossa ativa solidariedade e levando as suas justas reivindicações à Assembleia da República. Sobre múltiplos aspetos da realidade regional algarvia, dirigimos ao Governo quase 400 perguntas e requerimentos, mais 120 do que na legislatura anterior. Fizemos o diagnóstico dos problemas que afligem o Algarve e apresentámos soluções em três dezenas e meia de projetos de resolução. Não deixámos nenhum problema para trás! Desde os grandes problemas com impacto ao nível de toda a região até aos pequenos problemas que afetam a mais despovoada freguesia do interior serrano, a CDU esteve lá: identificámos e denunciámos os problemas, apontámos caminhos para os ultrapassar, exigimos ao Governo medidas para a sua resolução.

Esta intensa atividade na frente parlamentar não teve paralelo nas outras forças políticas da região. Não vos querendo maçar com uma avalanche de estatísticas, dou-vos apenas um exemplo. Na 3.ª sessão legislativa que decorreu de setembro de 2017 a agosto de 2018, o PCP dirigiu 96 perguntas ao Governo sobre assuntos relativos ao Algarve; todos os outros partidos com deputados eleitos pelo Algarve – PS, PSD, BE e CDS – apresentaram em conjunto apenas 63 perguntas. Ou seja, o PCP fez mais perguntas ao Governo do que todos os outros juntos!

Caros amigos e camaradas,

Nos últimos quatro anos, a intervenção da CDU na frente parlamentar cobriu todas as áreas.

Levámos à Assembleia da República os problemas do Serviço Nacional de Saúde no Algarve, propondo a contratação dos profissionais em falta, a renovação e aquisição de equipamento clínico e a célere construção do Hospital Central do Algarve e também do novo Hospital de Lagos.

Levámos à Assembleia da República os problemas nas infraestruturas rodoviárias, ferroviárias, portuárias e aeroportuárias da região, propondo a abolição das portagens na Via do Infante, a rápida conclusão das obras na EN 125, a construção da ponte entre Alcoutim e Sanlúcar, a melhoria do transporte ferroviário no Algarve, a criação da Administração dos Portos do Algarve, integrando todos os portos comerciais, de pesca e de recreio da região, o aproveitamento pleno das potencialidades dos portos comerciais de Faro e de Portimão, a reversão da privatização da ANA – Aeroportos de Portugal.

Levámos à Assembleia da República os problemas da Escola Pública, propondo a reabilitação e a construção de novas escolas, do 1.º ciclo ao ensino secundário, e a contratação de trabalhadores, desde os assistentes operacionais até aos técnicos superiores para o apoio a alunos com necessidades educativas especiais.

Levámos à Assembleia da República propostas para a dinamização do aparelho produtivo regional, desde a requalificação dos portos de pesca até à construção de um matadouro regional, passando pelo pleno aproveitamento dos perímetros de rega, pelo apoio à produção florestal e pela valorização de produtos regionais como a batata-doce, o figo, a amêndoa, o sal marinho ou a alfarroba.

Levámos à Assembleia da República os problemas ambientais regionais, desde a avaliação dos riscos resultantes da prospeção de petróleo ao largo de Aljezur até à realização de dragagens na Ria Formosa e na Ria de Alvor, passando pelo tratamento das águas residuais e dos resíduos sólidos urbanos e pela exigência de mais vigilantes da natureza e outros técnicos de proteção ambiental.

Levámos à Assembleia da República os problemas da cultura, propondo o reforço do financiamento da Orquestra Clássica do Sul e a preservação das ruínas da antiga cidade romana de Balsa em Tavira, do Ribat da Arrifana, do Castelo de Paderne e das Ruínas Romanas de Milreu, a requalificação e valorização da Fortaleza de Sagres, a reabilitação das Muralhas da Almedina de Silves, do Forte de Almádena na Vila do Bispo e do Forte de Santa Catarina em Portimão.

Levámos à Assembleia da República os problemas da justiça, desde a contratação de oficiais de justiça e a justa valorização das suas carreiras até à reabilitação de diversos tribunais e à construção do novo estabelecimento prisional do Algarve em Messines.

Levámos à Assembleia da República as questões da segurança das populações, exigindo mais apoios para as associações humanitárias de bombeiros voluntários e melhores condições para as forças de segurança.

Na sequência do trágico incêndio na Serra de Monchique no verão passado, levámos à Assembleia da República propostas de apoio às vítimas e de reposição do potencial produtivo nas zonas afetadas.

E, claro, levámos à Assembleia da República os problemas laborais, exigindo medidas concretas para a sua resolução e a criação de condições para que a Autoridade para as Condições do Trabalho no Algarve possa cumprir cabalmente a sua missão.

Caros amigos e camaradas,

A intensa atividade desenvolvida pela CDU nos últimos quatro anos foi fruto de um trabalho coletivo. Por inerência das funções que exerci como deputado na Assembleia da República, fui o rosto dessa ação na frente parlamentar e, claro, também dei o meu contributo pessoal. Mas nada disto teria sido possível sem o trabalho de inúmeros camaradas e amigos que, com o seu esforço, a sua dedicação e o seu empenho, tornaram possível a construção de uma ação ímpar em defesa do Algarve e dos algarvios. E é com este valioso trabalho coletivo, com este valioso património de intervenção e luta, que nos apresentaremos nas eleições legislativas do próximo dia 6 de outubro, certos de que os algarvios reconhecerão que é na CDU que reside a esperança de um futuro melhor.

Caros amigos e camaradas,

Após oito anos de exercício das funções de deputado do PCP, regressarei a partir do próximo mês de outubro à vida académica, à minha universidade, à Universidade do Algarve. Creio que todos compreenderão que depois de oito anos de dedicação exclusiva a esta tarefa, eu sinta agora uma profunda vontade de me dedicar novamente ao ensino e à investigação científica, e de voltar a exercer a minha profissão de professor universitário.

Saio com uma grande tranquilidade, porque a CDU tem um excelente 1.º candidato no Algarve, o camarada Tiago Raposo. Um camarada jovem, dedicado, bem preparado, conhecedor da realidade algarvia, que reúne todas as condições para exercer com grande qualidade as funções de deputado na Assembleia da República e ser aí uma voz ativa e empenhada em defesa do Algarve e dos algarvios. Estou certo que os algarvios reconhecerão o trabalho realizado pela CDU, reconhecerão a qualidade da nossa lista e do nosso 1.º candidato, e que traduzirão esse reconhecimento num reforço da votação da CDU e na eleição do camarada Tiago Raposo para a Assembleia da República.

Viva a CDU!