Grande comício em Faro mostra CDU a crescer

Disputar voto a voto, eleitor a eleitor

Comício em Faro
Ver Galeria Comício em Faro
Comício em Faro
Comício em Faro
Comício em Faro

O Secretário-geral do PCP concluiu a jornada de acções levadas a cabo pela CDU esta sexta-feira por terras algarvias com um grande comício na cidade de Faro. «Que bela noite. Que belo comício», foram as primeiras palavras de Jerónimo de Sousa dirigidas às largas centenas de pessoas presentes no Jardim Manuel Bívar, em plena Baixa da capital algarvia. E não foi  apenas a temperatura amena  nesta noite de outono, nem a presença de tão elevada massa de gente – rondaria as 400 pessoas – que levaram o líder comunista a reagir ao que o seu olhar observava a partir do palco. A motivá-lo não pode ter deixado de estar também a atmosfera de entusiasmo, alegria e confiança ali patentes. Essa foi, de resto, a constante ao longo da noite, que começou logo com a boa música popular portuguesa pelos instrumentos e vozes do grupo «Arraial Lá Lá» e só terminou quando Catarina Marques, candidata, que dirigiu o comício, deu este por encerrado, momento em que voltou a ouvir-se ainda com mais força um grito colectivo a sublinhar bem alto que «A CDU avança com toda a confiança».

Confiança que perpassou as intervenções de Paulo Sá, deputado e mandatário distrital da CDU, Tiago Raposo, primeiro nome da lista, bem como a de Jerónimo de Sousa. E o que não falta são razões para esse sentimento de forte confiança. Paulo Sá, que deixa uma enorme marca de competência e qualidade no exercício do seu mandato como deputado, sumariou algumas dessas razões, lembrando, por exemplo, que «todos e cada um dos votos» que os algarvios confiaram na CDU em 2015 «foram transformado em luta e em trabalho». Uma «intensa actividade na frente parlamentar que não teve paralelo nas outras forças políticas da região», frisou, lembrando que isso teve uma tradução concreta: das 156 perguntas e requerimentos ao Governo sobre assuntos regionais apresentadas pelos nove deputados eleitos pelo Algarve, 64 por cento tiveram origem na CDU. Ou seja, a «CDU faz mais com um deputado do que PS, PSD, BE e CDS fizeram com oito deputados», constatou.

Trabalho este de quem «está vinculado com os interesses dos trabalhadores e do povo», como sublinhou Tiago Raposo, lembrando que foi com a CDU que o «direito a viver e produzir na Ria Formosa ganhou eco na AR» e que o mesmo aconteceu em relação às «portagens na  Via do Infante, à exigência de requalificação da EN 125, aos problemas dos serviços públicos, particularmente do SNS, aos problemas ligados com os sectores produtivos, como a pesca, mas também a agricultura e a indústria».

«A CDU foi a voz em defesa da serra algarvia, cada vez mais despovoada e desertificada», prosseguiu o candidato, que deixou clara a garantia de que estes são combates a prosseguir e de que neles estará de corpo e alma. «Vamos para estas eleições para crescer em votos e deputados, confiantes no trabalho realizado», afirmou Tiago raposo.

Paulo Sá, minutos antes, referindo-se ao cabeça de lista da CDU, definira-o como um «camarada jovem, dedicado, bem preparado, conhecedor da realidade regional, que reúne todas as condições para exercer com grande qualidade as funções de deputado».

Falando do que está em jogo em 6 de Outubro – saber se é possível avançar ou, pelo contrário, há o risco de andar para trás, como insistentemente alertou – Jerónimo de Sousa  mostrou-se também confiante no reforço da CDU. 

E lembrando que «nós queremos fazer o País avançar», realçou que «está nas mãos do povo português, na sua vontade, na sua força, na sua determinação, na sua confiança, garantir que o País avança».

«Este é o momento de falar aos que querem ver a sua vida andar para a frente de forma mais determinada, aos que dizem que isto nunca muda, para lhes dizer que o seu voto na CDU será um contributo para essa mudança. De dizer aos que vivem do seu salário e da sua pensão, aos que se indignam perante as injustiças que persistem, que não desistam. Aos que querem ver o seu salário e a sua reforma melhorados, aos que querem ter o direito a constituir família, e a ter uma vida digna, que não fiquem em casa. Assumam uma posição perante os problemas, dando mais força aos que nunca viram a cara à luta», exortou, deixando uma mensagem clara: «Vamos para esta última semana de campanha, em todo o País, com toda confiança. Vamos disputar voto a voto, eleitor a eleitor, até dia 6 de Outubro. Vamos construir um grande resultado da CDU.»