Mobilidade e transportes públicos

É urgente melhorar as ligações intermunicipais de transporte público de passageiros

Candidatos da CDU realizam viagem entre Esposende e Braga

Os candidatos da CDU às eleições legislativas pelo distrito de Braga, Carla Cruz e Manuel Carvoeiro, fizeram esta sexta-feira uma viagem em transportes públicos desde Esposende a Braga, com o objectivo de alertar para a necessidade urgente de reforçar a rede de transportes na região.

A viagem que teve início às 7h na Central de Camionagem de Esposende, permitiu aos candidatos constatar, in loco, que aquele meio de transporte é de tal forma desadequado às necessidades da população, que na prática se encontra reduzido à condição de transporte escolar.

Os poucos utentes que tomaram a primeira carreira que liga Esposende à capital de distrito, eram sobretudo alunos que frequentam escolas no concelho de Esposende e Barcelos, alunos esses que vão desembarcando ao longo do percurso que meandra por estes concelhos antes de chegar a Braga.

Aproximadamente às 8h45, com 15 minutos de atraso em relação ao horário previsto, os candidatos finalmente chegaram à Central de Camionagem de Braga para prestar declarações à comunicação social. Algo que acabou por não suceder, dado nenhum órgão de comunicação social ter comparecido.

Deste périplo os candidatos da CDU retiraram o seguinte conjunto de conclusões, que podem ser estendidas a outros serviços de transporte público do distrito de Braga:

 

· a oferta de transportes públicos é escassa e o grau de cobertura da rede é reduzido, de tal forma que se torna impossível conciliar a utilização de transportes públicos com a ida diária para o trabalho ou até mesmo com a sua utilização para assuntos esporádicos;

· o preço é proibitivamente elevado (no caso em apreço 4,05 € por um bilhete individual e aproximadamente 100€ pelo passe);

· há uma quase total falta de articulação entre os diversos operadores de transportes públicos da região, o que introduz ineficiências e impossibilidade de intermodalidade.

 

Tal como consta do compromisso eleitoral da candidatura da CDU, é urgente implementar uma política de transportes e mobilidade para o distrito que melhore as ligações intermunicipais, mediante a aplicação de medidas concretas.

No caso da ligação de Esposende e Barcelos à capital de distrito, é notória a necessidade de carreiras que façam a ligação directa entre estes concelhos.

Algo apenas possível de obter através do aumento da oferta e de uma melhor articulação entre os vários operadores de transportes públicos de passageiros na região.

A CDU irá continuar a bater-se por tais medidas, porque são justas e necessárias para a qualidade de vida das populações, mas também porque uma rede de transportes públicos eficiente tem um caracter estruturante na economia, no ordenamento do território, na defesa do ambiente e no desenvolvimento da região.