A candidatura da CDU reuniu, hoje durante a tarde, com a administração do Hospital de Braga e reafirmou o seu compromisso com o serviço público e o Serviço Nacional de Saúde. Carla Cruz, primeira candidata pelo distrito de Braga, esclareceu ainda algumas das principais preocupações da candidatura sobre o processo de transição do Hospital.
Após a reversão do Hospital de Braga para a esfera pública, a CDU reuniu com a nova administração e esclareceu algumas das suas principais preocupações no que diz respeito ao processo de transição em que se encontra. Carla Cruz explicou que “não poderá ser por falta de recursos e investimento que o Hospital de Braga não garantirá as melhores condições aos seus trabalhadores e utentes”.
A deputada do PCP lembrou que, para além do orçamento para Serviço Nacional de Saúde, “o Ministério da Saúde possui uma reserva orçamental precisamente para este tipo de situações”, pelo que “o Governo deve garantir que todas as exigências desta transição são atendidas e o serviço prestado adequado às necessidades da região”.
Para a CDU, é “fundamental que se regularizem os contratos de todos os trabalhadores do Hospital de Braga, terminando com as discriminações existentes entre contratos individuais de trabalho e contratos em funções públicas”, preocupação atendida pela nova administração, que garantiu estar a actualizar as tabelas salariais, os horários e as devidas convenções colectivas, de forma gradual.
Carla Cruz valorizou a preocupação em garantir os direitos adquiridos dos trabalhadores do hospital, bem como as medidas a implementar com vista à redução das listas de espera em determinados serviços. “Acreditamos que estas são também medidas que valorizam esta unidade de saúde e o serviço público, universal e de qualidade por ela prestado”, concluiu a candidata.