CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Autárquicas 2017
Contagem terminada

Câmara Municipal

2

Mandatos

3803(20.11%)

Votos

Assembleia Municipal

5

Mandatos

3753(19.84%)

Votos

Assembleias de Freguesia

12

Mandatos

3890(20.57%)

Votos

Câmara Municipal

Carlos Jorge Almeida

60 Anos. Advogado

PCP

Assembleia Municipal

Francisco Salpico

54 Anos. Engenheiro Civil

PCP

Mudança necessária para o Montijo

Depoimento de Carlos Jorge Almeida

Em Montijo, cresce a convergência no diagnóstico sobre um concelho parado, num ciclo com 20 anos que se arrasta e nos arrasta colectivamente. Cresce, também, a convicção de que só a convergência de votação na CDU garantirá a «Mudança necessária!».

A CDU, único projecto no terreno, em contraponto às ideias gerais que outros defendem, assume o apelo à participação, não retórica, mas factor de reforço de consciência social e política de cada pessoa perante o poder, de consciencialização da exigência dos direitos que tem, de recusa de sentimentos de dependência face às políticas que não sirvam a população.

Conscientes do património de 43 anos de Poder Local, conquista de Abril, dos valores que defendemos, da obra que Montijo recorda, com erros e insucessos a que está sujeito, apenas, quem faz obra, mas com obra material e imaterial em todo o concelho, a CDU desenvolverá uma política de rigor, de verdade, de preocupação com as pessoas e a sua qualidade de vida.

Defenderá os valores que estão na origem da construção do Poder Local: a participação popular, a valorização e estímulo dos trabalhadores das autarquias, a valorização do serviço público, a unidade em torno da resolução dos problemas, a afirmação das formas organizadas das populações e do associativismo, a proximidade.

Olhamos para o futuro com toda a confiança na cultura da terra, para reerguer a identidade de Montijo, singular na descontinuidade geográfica e no potencial natural e humano. Montijo deixará de ser o eco de políticas centrais que prejudiquem a terra; os autarcas da CDU respeitarão, far-se-ão respeitar e fazer com que respeitem o Montijo, todos os níveis da administração, todos os agentes e instituições.

Valores e compromissos

A regeneração dos centros históricos; a conclusão do Plano Director Municipal; a requalificação do património edificado; a consideração e análise fundada do regresso do transporte fluvial à cidade, numa ideia de multimodalidade que abranja o transporte rodoviário de passageiros; a construção faseada do Novo Aeroporto de Lisboa, em Canha/Montijo, de indiscutível interesse local, regional e nacional; a exigência da construção de um novo Hospital Público e a luta pela dignificação das unidades de saúde existentes no território; a ligação ao tecido económico e aos agentes do território; a aposta no sistema regional de educação; a valorização e formação contínua dos trabalhadores municipais; a valorização das freguesias do Este e a aproximação física dos serviços municipais aos aí residentes; a reposição das freguesias, mandatos e eleitos, este o aliciante projecto colocado aos montijenses.

Este projecto, feito de valores e de compromissos, exige rostos que lutem pelo Montijo, porque a política é feita de rostos, de vidas concretas. Por isso esta força colectiva mostrará, na primeira linha, comunistas, ecologistas e também muitos independentes, muitos democratas, muitas mulheres e jovens, que quiseram vir engrandecer esta candidatura, que acharam que este era o seu tempo!