CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Autárquicas 2017

João Lobo

60 Anos. Professor

PCP

Continuar a construir um futuro melhor para a Moita

Depoimento de Rui Garcia, Presidente da Câmara Municipal da Moita

Num balanço muito curto do mandato que está a chegar ao fim, a mais importante conclusão é a de que podemos afirmar que cumprimos os compromissos assumidos com os eleitores.

Nestes quatro anos diminuímos o IMI e não fizemos nenhum aumento das taxas e tarifas do município. No entanto, o que este mandato revela é a firme determinação de superar obstáculos e encontrar soluções para dar resposta às necessidades do concelho e aos anseios das populações, traduzida no equilíbrio das contas municipais, que permite satisfazer os compromissos sem atrasos, reduzir significativamente a dívida de longo prazo e sobretudo defender o serviço público prestado em todas as suas vertentes e, simultaneamente, aumentar o investimento.

Priorizámos o investimento nas escolas, concluímos as infra-estruturas básicas em todo o território, apostámos na melhoria do espaço público – nos parques infantis, nos asfaltamentos, em inúmeras pequenas ou grandes intervenções de melhoria em todas as freguesias ou ainda na conservação dos parques municipais. Também construímos novos equipamentos e renovámos outros.

Não nos resignámos às dificuldades dos anos de crise e aos constrangimentos – financeiros, de autonomia e de pessoal – impostos ao Poder Local e mantivemos os níveis de prestação do serviço público em todas as áreas da nossa responsabilidade e até procurámos contrariar a diminuição de pessoal a que fomos forçados, renovando e ampliando o nosso equipamento mecânico, assim como modernizámos o atendimento ao público.

Continuámos e até aprofundámos a ligação e as parcerias com o movimento associativo e com a rede social. Continuámos a promover a cultura e o desporto para todos e a preservar e divulgar a história e as tradições do nosso concelho. Apostámos na divulgação do território e das suas potencialidades, para captar mais investimento e mais visitantes.

Projecto político

E fizemos tudo isto sendo fiéis à matriz do nosso projecto político, através de uma gestão assente no trabalho colectivo, na proximidade às populações e às instituições, fomentando a participação.

É pois com este crédito de seriedade e responsabilidade que nos propomos dar continuidade à gestão da CDU na Câmara Municipal.

Nos próximos anos não só será preciso continuar a garantir a acção da Câmara em todas as diversas áreas como novos e complexos desafios se vão colocar, desde logo a atribuição de novas competências que o Governo pretende concretizar e que, na forma como está a ser preparada, gera profundas preocupações.

Provas dadas

Para responder a estes novos desafios, a CDU apresenta-se com provas dadas, mas fundamentalmente com ideias, com projectos, com uma incansável vontade de trabalhar para construir um futuro melhor para a nossa terra, para todos os que aqui vivem e trabalham.

O meu compromisso, o compromisso da CDU, é dar seguimento ao trabalho baseado na participação e no envolvimento do maior número de pessoas e de instituições, pois é aí que se encontra a base, a força, a criatividade e a dedicação à comunidade, que se transformam em acção municipal transformadora. No nosso projecto as pessoas são o mais importante e por isso todos contam e contamos com todos, para continuar a construir futuro.