Declaração da Comissão Coordenadora da CDU sobre as eleições para as autarquias locais de 2017

Declaração da Comissão Coordenadora da CDU sobre as eleições para as autarquias locais de 2017

Este Acto Público promovido pela Coordenadora Nacional da CDU – Coligação Democrática Unitária, PCP-PEV é, em si mesmo, um acto de afirmação do valor próprio e distintivo da Coligação Democrática Unitária e da sua determinação em prosseguir com a sua presença em todo o País o projecto de Trabalho, Honestidade e Competência que lhe é reconhecido.

A CDU - coligação eleitoral que reúne o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista "Os Verdes" e a Associação Intervenção Democrática – constitui um grande campo de convergência democrática e um espaço de participação de milhares de cidadãos e cidadãs independentes, alicerçado num sólido elemento de confiança de todos quantos nele intervêm.

Sabem-no todos os homens e mulheres que, com ou sem filiação partidária, encontram, mandato após mandato, na CDU, nas suas listas e no activismo político da coligação, o lugar para uma enriquecedora intervenção cívica e política, um espaço de trabalho e realização em defesa do progresso e desenvolvimento locais, um factor de elevação e transformação das condições de vida das comunidades.

Pelo seu percurso e acção, pelos partidos que a integram e pela empenhada intervenção de milhares de homens e mulheres que lhe dão corpo e vida, a CDU é a força que dá segurança e garantia de uma política de verdade, sempre presente e solidária com a luta em defesa dos direitos e aspirações das populações, dos trabalhadores e do povo.

Na CDU, e na intervenção dos seus eleitos locais, está presente um reconhecido património de trabalho e realizações, uma distintiva qualidade na intervenção e gestão de autarquias, uma inegável obra realizada na valorização urbana e cultural de numerosos concelhos e freguesias do País, uma acção em defesa do Poder Local democrático e um percurso marcado pelo trabalho, honestidade e competência. Na defesa intransigente dos interesses populares e na acção empreendedora de apresentação de propostas e soluções, a CDU afirma-se como uma força portadora de um projecto de futuro com a energia, a capacidade e o saber indispensáveis à construção de uma vida melhor.

A CDU afirmou-se — como largamente é reconhecido, mesmo entre adversários - , como uma força associada ao que de melhor e mais inovador é feito na gestão das autarquias. Assumiu-se como uma voz indispensável na defesa dos interesses das populações, deu corpo a causas e aspirações locais e assegurou uma presença crítica, exigente e construtiva para garantir uma gestão transparente e eficaz em todas as autarquias onde, mesmo em minoria, se encontra presente. Confirmou-se como a força mais coerente na acção em defesa do Poder Local democrático e da sua autonomia.

Num momento em que a descentralização volta a debate, e sustentada no seu património de intervenção e iniciativa, a CDU reafirma que a regionalização, para lá da dimensão constitucional que está por cumprir, constitui condição essencial para uma efectiva política que tenha por objectivo a promoção do desenvolvimento e coesão territoriais, a defesa da autonomia do Poder Local e a criação de condições para o exercício de atribuições e competências compatíveis com uma resposta eficaz às aspirações e interesses das populações.

A CDU apresenta-se às eleições autárquicas como força realizadora, afirmando o valor distintivo da sua presença no Poder Local, portadora de um projecto alternativo - pela dimensão de participação e gestão democrática que incorpora, pela valorização que faz das características colegiais, representativas e plurais do Poder Local, pela assumida postura de valorização das autarquias, do seu funcionamento democrático, de defesa de melhores condições para o exercício das suas atribuições e competências.

Um projecto materializado em trabalho, obra e realização, caracterizado pela expressão participada que imprime à sua intervenção, pela defesa do serviço público enquanto elemento condutor da gestão autárquica, pela valorização dos trabalhadores e das suas condições de trabalho, pela qualificação do espaço público e da dimensão ambiental que preserva, pela democratização cultural e desportiva que imprime à actividade neste domínios, pelo rigor posto no domínio do planeamento e de um uso do solo na óptica do interesse público, pela defesa da gestão pública da água.

A preparação das eleições está em desenvolvimento, associada à prestação de contas do trabalho realizado, à elaboração participada dos programas e compromissos eleitorais, à definição de candidatos e construção de candidaturas através da dinamização da CDU e do seu alargamento unitário, e da ampliação da base de apoio ao seu projecto e candidaturas.

No futuro mandato, a exemplo dos anteriores, a CDU prosseguirá a sua intervenção em defesa das aspirações e direitos das populações, com vista à solução dos problemas e à promoção do desenvolvimento e progresso locais e à afirmação do Poder Local democrático. Sempre ligada ao povo, respeitando os compromissos assumidos, prestando contas do trabalho realizado. Com a responsabilidade de quem se assume, pelo percurso passado e as provas dadas no presente, como a grande força de esquerda no Poder Local, necessária e indispensável na vida política nacional.

Partilha

CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Autárquicas 2017