CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Autárquicas 2017

Maria do Céu Rato

57 Anos. Professora

Independente

Confiança no projecto e na população de Moura

Depoimento de José Maria Pós-de-Mina

A decisão de integrar uma lista que se candidata às eleições, embora assuma sempre um carácter pessoal, não se dissocia daquilo que é a nossa intervenção política num colectivo, como é o Partido Comunista Português, a que me orgulho de pertencer. Foi pois ponderando os aspectos pessoais, mas sobretudo inserido num projecto político exaltante como é o que perfilhamos, que me disponibilizei para ser de novo candidato a presidente da Câmara Municipal de Moura.

Faço-o porque estou disposto e disponível a continuar o trabalho realizado em prol do desenvolvimento do concelho e a colocar a minha experiência e a capacidade ao serviço de um projecto autárquico que é claramente distintivo, nos quais se revêem amplas camadas da população, com ou sem partido. Afirmando o empenho em mobilizar e envolver todos os que aspiram a uma vida melhor. Com determinação para continuar a fazer de Moura um concelho melhor, consolidando e valorizando o trabalho realizado, ao mesmo tempo que se afirma a capacidade de inovar.

Gostaria de valorizar todo o trabalho feito pelos eleitos que ao longo dos últimos anos têm assumido a responsabilidade de concretizar o projecto autárquico da CDU, ao mesmo tempo que tenho de expressar a alegria de integrar uma equipa em que a juventude é um traço essencial.

Quatro princípios essenciais balizarão a intervenção da CDU em Moura: a participação e o envolvimento de todos, sublinhando a importância do papel dos trabalhadores das autarquias locais; a cooperação com as diversas entidades e instituições, fazendo com que cada uma assuma as responsabilidades que lhes competem; a promoção da coesão económica, social e territorial; e, por último, a definição clara de prioridades e a determinação na sua concretização.

Constituirão prioridades da actuação: a área do desenvolvimento social em torno da intervenção na área social, da valorização da educação e da promoção da cultura nas suas diversas vertentes; a gestão do sector das águas, saneamento e resíduos como condição para prestar um melhor serviço às populações; a reabilitação das infra-estruturas existentes, com destaque para os equipamentos e para as vias municipais; e por último e não menos importante a actuação sobre a diversificação e consolidação da base económica como condição para geração de emprego com direitos.

Como é nosso apanágio, a CDU está a fazer uma campanha de proximidade e de contacto com as pessoas. Já reunimos com mais de 30 entidades e até ao final de julho ultrapassaremos a centena de reuniões. Mais do que falar, queremos ouvir. Não nos escondemos. Conhecemos bem as pessoas e entidades, mas queremos conhecer melhor. Temos orgulho no movimento associativo do nosso concelho e reconhecemos o seu papel na vida da nossa gente.

A CDU tem trabalho feito e provas dadas, tem projectos para o futuro, experiência e capacidade de inovar, juventude e criatividade. A tudo isto se associa determinação e empenho e a convicção de que temos os melhores candidatos e o melhor programa político. E, sobretudo, temos uma confiança inabalável nos nossos ideais, nos trabalhadores e no povo do concelho de Moura.