CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Autárquicas 2017
Contagem terminada

Câmara Municipal

3

Mandatos

642(49.05%)

Votos

Maioria CDU

Assembleia Municipal

7

Mandatos

586(44.84%)

Votos

Assembleias de Freguesia

7

Mandatos

553(42.21%)

Votos

Maiorias CDU: 1

Freguesias de Maioria CDU

  • Alvito

Câmara Municipal

António Valério

61 Anos. Professor

Independente

Assembleia Municipal

António Piteira

58 Anos. Comandante de Bombeiro

Independente

Renovado compromisso com as causas da comunidade de Alvito

Depoimento de António João Valério, Presidente da Câmara Municipal do Alvito

A minha candidatura à Câmara Municipal de Alvito decorre do projecto da CDU para as autárquicas de 2017. Destaco a renovação das listas e a participação de um grande número de jovens e de mulheres. Ao recandidatar-me à Câmara, faço-o com a mesma disponibilidade e orientação com que o fiz em 2013. Renovo o compromisso com o serviço público e as causas da comunidade, tendo no horizonte o bem comum e a defesa do direito de todos à diferença, o olhar para os outros como para mim, convocar pelo exemplo e ser um igual entre iguais.

Prezo os valores do 25 de Abril e do humanismo, a liberdade, a honra e a lealdade. Progresso, inovação, ousadia, igualdade, razão e solidariedade são princípios e valores que orientam a minha acção quotidiana. O trabalho, o empenho e a dedicação são referências que cultivo e sou um convicto defensor da transparência governativa e do aprofundamento da participação dos cidadãos na vida pública e na política.

Há quatro anos apresentei-me aos eleitores com um compromisso de lealdade, trabalho, dedicação e comprometimento com a defesa dos interesses destas comunidades. Eleito, assumi esses propósitos como linha condutora. Ao longo deste mandato procurei nunca perder de vista o serviço público, comprometendo-me com o princípio de servir, de exercer o cargo consciente da sua temporalidade, de uma responsabilidade delegada pela comunidade e acrescida na gestão, por se tratar de um bem que está acima do indivíduo, pelo que a minha acção só encontra justificação no bem comum.

O programa eleitoral que vamos apresentar resultará do debate alargado em torno de um conjunto de linhas orientadoras, nomeadamente os desafios e as exigências da demografia, do território, do desemprego, da solidão e isolamento dos idosos, da promoção das nossas escolas e da excelência da formação das nossas crianças e jovens, da solidariedade para com os mais frágeis, da dinamização da economia local, da atracção de investimento gerador de emprego, da criação de eventos dinamizadores do turismo, da requalificação e atenção permanente às nossa vilas, monumentos e espaços verdes.

A educação é um sector prioritário da nossa actuação. É inquestionável o seu contributo para a qualidade de vida de todos, isto sem esquecer que representa aproximadamente cem postos de trabalho no concelho. Vamos continuar a apostar na qualidade e fazer das nossas escolas centros de excelência.

A participação dos cidadãos na vida da comunidade constitui outra área que merece atenção redobrada. Urge definir mecanismos de aprofundamento da democracia directa e participativa, da revitalização da participação crítica no poder local, na criação de mecanismos informais de aproximação do poder aos cidadãos.

A concretização destas intenções precisa de todos, também dos trabalhadores da Câmara que, afinal, fazem parte activa do processo e continuarão a merecer a nossa melhor atenção na perspectiva da sua valorização pessoal e profissional.

Acredito no concelho, confio no potencial do todo que somos nós, as pessoas, e as pessoas são o que importa, e nós somos Alvito e Vila Nova.