CDU reuniu com Associação de Profissionais da Guarda

A deputada Diana Ferreira reuniu esta manhã com a APG (Associação de Profissionais da Guarda) com o objectivo de conhecer a situação em que intervêm os efectivos da GNR na região, as suas necessidades, os meios humanos e materiais e as condições das instalações em que desenvolvem as suas actividades.
No decurso da reunião, foi destacado que a CDU considera a segurança e tranquilidade dos cidadãos um valor inseparáveis do exercício das suas liberdades, que exige uma forte aposta na prevenção e no policiamento de proximidade, com a adopção de programas específicos eficazes, em que a videovigilância não substitui a presença física, capaz de promover o envolvimento das populações e o seu relacionamento próximo com as forças de segurança, designadamente por via dos conselhos municipais de segurança e não pela descentralização (municipalização) de competências.
Face ao conjunto de problemas expostos, Diana Ferreira destacou 2 das principais propostas da CDU:
- Um novo quadro organizativo das forças e serviços de segurança no âmbito da preparação de uma Lei de Grandes Opções de Segurança Interna, com a criação da policia nacional unificando a PSP e a GNR e com natureza civil, e a extinção do cargo de Secretário-geral do Sistema de Segurança Interna.
- Uma lei de programação de investimentos nas forças e serviços de segurança que responda ao reforço dos meios de acompanhamento e fiscalização da sua execução.