Jerónimo com trabalhadores das pedreiras

CDU pela valorização dos trabalhadores e da produção nacional

Visita a Pedreira
Ver Galeria Visita a Pedreira
Visita a Pedreira
Visita a Pedreira
Visita a Pedreira
Visita a Pedreira
Visita a Pedreira

No último dia da campanha para as eleições legislativas, a CDU rumou ao norte para um encontro de Jerónimo de Sousa, que estava acompanhado pelos candidatos Diana Ferreira, Ana Mesquita, Alfredo Maia e Ângela Moreira, com os trabalhadores das pedreiras de Boelhe, no concelho de Penafiel.

A empresa Granitos de Boelhe, onde trabalham cerca de 30 operários com idades compreendidas entre os 25 e os 60 anos, é uma das empresas de extracção e transformação de pedra, actividade que assume uma importância fundamental na actividade económica do concelho.

Depois de cumprimentar os vários trabalhadores presentes, Jerónimo de Sousa, reafirmou em declarações aos órgãos de comunicação social que na actual fase da vida política nacional tinha sido «possível colocar ao Governo a necessidade de ter em conta a natureza e a importância dos trabalhadores da pedra», referindo-se ao alargamento do acesso à reforma antecipada sem penalizações por parte dos trabalhadores das pedreiras e lavadeiras do país, medida proposta pelo PCP.

O Secretário-geral comunista deixou ainda o compromisso de que prosseguirá o caminho no sentido do reconhecimento das duras características daquela actividade. Desde «problemas de saúde e problemas pulmonares provocados pelo pó» até à «própria violência e exigência física a que os trabalhadores estão, diariamente, expostos».

O dirigente comunista sublinhou, por fim,  que a situação destes trabalhadores merecerá «novos esforços através de iniciativa legislativa» por parte da CDU, de maneira a valorizar o esforço empreendido na produção de riqueza.