CDU reúne com Sindicato dos Médicos do Norte

Os candidatos da CDU pelo distrito do Porto reuniram com a direcção do Sindicato dos Médicos do Norte com o objectivo de aferir a situação do sector, conhecer preocupações e divulgar as propostas da CDU em defesa do Serviço Nacional de Saúde.
Na sequência da reunião, os candidatos da CDU tiveram oportunidade de afirmar que consideram o Serviço Nacional de Saúde um factor e condição decisiva da garantia do acesso generalizado do povo português ao direito à saúde. O progresso imenso em indicadores de saúde, reconhecidos internacionalmente, que o País conheceu após a Revolução de Abril – redução da mortalidade infantil, aumento da esperança de vida, cobertura do território nacional com cuidados de saúde – é expressão directa da criação e institucionalização do Serviço Nacional de Saúde.
Destacando a importancia do SNS, os candidatos da CDU denunciaram que décadas de política de direita de PS, PSD e CDS-PP fragilizaram o Serviço Nacional de Saúde conduziram à redução e encerramento de serviços de saúde, limitaram o acesso a cuidados de saúde e transferiram custos para a população.
A CDU reafirmou que com só uma política que respeite a Constituição da República e o reforço do SNS é possível prestar a todos os cuidados de saúde de que necessitem e afirmou como prioridades para o sector:
- O desenvolvimento do SNS como serviço público, universal, geral e gratuito, eficiente, eficaz e de qualidade, mantendo-se o Estado como prestador geral e universal de cuidados de saúde.
- O adequado financiamento do SNS; a cobertura de todo o território; a construção das unidades de saúde em falta; o fim das taxas moderadoras; a garantia de transporte gratuito de doentes não urgentes.
- A gestão pública de todas as unidades do SNS com a eleição democrática para todos os órgãos de direcção técnica, planeamento da rede pública prestadora de cuidados de saúde, assegurando a proximidade das unidades de saúde às populações e a articulação em Sistemas Locais de Saúde dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), Hospitais e Unidades de Cuidados Continuados e Paliativos (UCC/P) para assegurar maior rapidez no atendimento, melhores cuidados e maior conforto para os doentes.
- A garantia da continuidade e coerência dos cuidados prestados com apoio em suporte informático adequado e a efectiva articulação entre os serviços de saúde e da Segurança Social.
- A reformulação da rede de serviços de urgência, articulando Hospitais, a rede de CSP e o INEM de forma a assegurar a plena cobertura territorial das valências necessárias, o seu reforço em meios humanos e materiais assegurando pelo menos um serviço de urgência básica e de transporte urgente de doentes de 24 horas em cada concelho, e o alargamento do horário de atendimento ambulatório nos CSP e Hospitalares para consultas médicas de Clínica Geral e Especialidades e atendimentos de Enfermagem.