CDU reúne com CNOD e apresenta propostas para as pessoas com deficiência

Ver Galeria

Os primeiros candidatos da CDU reuniram esta tarde com o núcleo do Norte da CNOD (Confederação Nacional dos Organismos de Deficiência) tendo destacado que uma política alternativa que responda às necessidades especificas que decorrem da natureza da deficiência – motora, visual, auditiva ou intelectual – deve assumir como uma questão estrutural a promoção do acesso de todas as pessoas com deficiência a direitos fundamentais, no respeito pela sua dignidade e condições de vida impõe:
- O reforço da resposta específica no plano do Serviço Nacional de Saúde, da Segurança Social e da Escola Pública, dotando-os dos meios necessários a uma resposta pronta e de qualidade.
- O combate a todas as formas de discriminação, às situações de pobreza e marginalização.
- A garantia de acesso ao direito ao trabalho, ampliando a oferta de formação profissional adequada, a valorização profissional e salarial, a adaptação funcional e do posto de trabalho. Criar respostas públicas adequadas aos jovens com deficiência após saída do ensino obrigatório.
- Implementar o Modelo de Vida Independente com a definição de objectivos e metas temporais.
- Assegurar o cumprimento da legislação sobre remoção de barreiras físicas e arquitectónicas, visando a acessibilidade na via e edifícios públicos, e nos transportes.
- O reforço de apoio social a crianças e jovens com necessidades educativas.