CDU reclama um verdadeiro Parque das Serras do Porto e não uma área protegida para eucaliptos

Parque das Serras do Porto
Ver Galeria Parque das Serras do Porto
Parque das Serras do Porto
Parque das Serras do Porto
Parque das Serras do Porto
Parque das Serras do Porto

Os candidatos da CDU pelo distrito do Porto visitaram hoje o Parque das Serras do Porto, há muito reclamado pelos eleitos desta Coligação.

Com esta caminhada ficaram patentes as limitações do projecto e o desfasamento entre os objectivos que levaram à sua criação, a publicidade que lhe é feita e a realidade observada por quem percorre os caminhos florestais.

Na visita efectuada foram comprovadas as elevadas potencialidades naturais e culturais desta unidade paisagística, que engloba seis serras dos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo, mas a visita também permitiu comprovar a falta de medidas concretas de combate à monocultura do Eucalipto, espécie que ocupa 70% de toda a área florestal do Parque das Serras.

Mais do que placas visualmente atractivas, dispostas indiscriminadamente nas principais vias dos concelhos que constituem este Parque, é necessário dotar esta estrutura de recursos humanos e financeiros que permitam implementar acções de combate às espécies invasoras e de confinamento da área destinada à exploração de eucalipto. As medidas a implementar de imediato devem visar a protecção contra incêndios e a diminuição do risco de incêndio.

Sendo esta uma Paisagem Protegida Regional, a CDU reforça que a tónica de acção das intervenções deve estar colocada na protecção e expansão da fauna e flora que ocorrem naturalmente nestas serras.

É necessário combater a deposição ilegal de resíduos, a começar logo pela retirada dos resíduos perigosos depositados junto ao centro de recepção de S. Pedro da Cova, assim como os entulhos e resíduos urbanos que se observam ao longo dos caminhos florestais.

A CDU reafirma o seu compromisso com a melhoria da gestão do Parque das Serras do Porto e exigirá a atribuição de meios que permitam a requalificação florestal e paisagística dos 6.000 hectares que constituem esta paisagem protegida, a qual se quer protegida de eucaliptos e infestantes.

AVANÇAR É PRECISO, também ao nível do planeamento florestal das serras do Porto.


Porto, 14 Setembro 2019

Os candidatos da CDU/Distriro do Porto