Uma política de saúde ao serviço dos portugueses

Visita ao Centro de Saúde de Amora
Ver Galeria Visita ao Centro de Saúde de Amora
Ver Vídeo
Visita ao Centro de Saúde de Amora
Visita ao Centro de Saúde de Amora

Quinta-feira, no final de uma visita ao Centro de Saúde de Amora, no concelho do Seixal, Jerónimo de Sousa valorizou a aprovação no Orçamento de Estado, por proposta do PCP, de verbas para o acesso  gratuito às vacinas contra o rotavírus e a meningite B, bem como o alargamento da vacina contra o Papiloma Vírus Humano aos rapazes.

No entanto, apesar de serem recomendadas pelos pediatras, o Governo PS, «argumentando a falta de eficácia», está a «boicotar» este avanço conquistado na actual legislatura, que permite que os pais das crianças poupem várias centenas de euros. Para além dos benefícios para a saúde pública, a medida fez diminuir as desigualdades sociais. «Nem que fosse só uma criança salva valeria a pena a atribuição destas vacinas no PNV», algumas com um custo de cerca de 600 euros, salientou o Secretário-geral do PCP.

Para a CDU, o direito à saúde é um direito fundamental, competindo ao Estado garanti-lo com qualidade a todos, independentemente da sua situação económica e social. Exige-se, por isso, entre outras propostas necessárias para a próxima legislatura, a eliminação das taxas moderadoras e o reforço de meios e contratação dos profissionais em falta.

A visita serviu, também, para denunciar «as doenças crónicas do Serviço Nacional de Saúde» (SNS), em termos de «carência de profissionais, não só de médicos e enfermeiros, de assistentes operacionais e de técnicos administrativos». «Isto só funciona como uma equipa. Este “vazio” tem consequências no próprio funcionamento dos centros de saúde», como este, no concelho do Seixal, com «problemas nas instalações e nos equipamentos», onde «chove pelos tectos» e «não funcionam os ar-condicionados», descreveu Jerónimo de Sousa, criticando aquelas «condições muito difíceis» para utentes e profissionais. No Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada-Seixal mais de 30 mil utentes não têm medico de família.

A iniciativa contou com a presença de Francisco Lopes, Paula Santos, José Luís Ferreira, Bruno Dias e Margarida Botelho, candidatos pelo círculo eleitoral de Setúbal, bem como José Capucho, da Comissão Política e do Secretariado do PCP, respectivamente. Joaquim Santos e Alfredo Monteiro, presidentes da Câmara e Assembleia Municipal do Seixal, bem como outros eleitos das autarquias do concelho, juntaram-se à acção de campanha.