Poderosas acções em Almada comprovam crescimento da CDU

Desfile e Comício em Almada
Ver Galeria Desfile e Comício em Almada
Desfile e Comício em Almada
Desfile e Comício em Almada
Desfile e Comício em Almada
Desfile e Comício em Almada
Desfile e Comício em Almada
Desfile e Comício em Almada
Desfile e Comício em Almada
Desfile e Comício em Almada
Desfile e Comício em Almada

O desfile e o comício de Almada constituíram uma impressionante manifestação de força e determinação da CDU. Ao som de «avançar é preciso», largas centenas de pessoas, empunhando bandeiras da coligação, uniram o portão principal da base naval do Alfeite e a centenária colectividade SFUAP, onde se realizou um transbordante e entusiasmante comício. Aí, Jerónimo de Sousa apelou aos activistas presentes para que, no tempo que ainda falta para as eleições, esclarecerem o maior número de pessoas possível para a necessidade de dar mais força à CDU para que o que foi alcançado não só não desapareça como seja possível avançar mais.

Aos que desvalorizam o que se conquistou, afirmou: «podem dizer que foi pouco ou insuficiente, mas nunca que são “trocos”», pois os avanços mais significativos representaram uma considerável melhoria na vida dos trabalhadores e de amplas camadas do povo. Quanto ao muito que é ainda preciso alcançar, o dirigente comunista lembrou que não há impossíveis e que muito do que se dizia ser impossível é hoje realidade.

Antes, o primeiro candidato por Setúbal, Francisco Lopes, enumerou algumas propostas da CDU para o distrito, particularmente a construção do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete e não a solução defendida pelo Governo, que aponta para a manutenção do aeroporto da Portela sobrelotado e do apeadeiro no Montijo; a ligação fluvial entre os concelhos da Margem Sul do Tejo; e a terceira travessia do Tejo, em modo rodoferroviário. A este propósito lembrou o impacto ambiental que hoje assume as filas diárias intermináveis na Ponte 25 de Abril.

O também candidato, e dirigente do PEV, José Luís Ferreira, lembrou que o «mundo» pode só ter acordado agora para os problemas ambientais, mas que a CDU há muito que tem propostas concretas nesta área, algumas das quais resultaram em avanços nesta legislatura. Foram os casos, recordou, da travagem da expansão do eucalipto e os passes sociais mais baratos e abrangentes.

O jovem candidato Simão Calixto realçou a determinação da CDU em avançar no fim das propinas e dos Exames Nacionais, no combate à precariedade e no aumento geral dos salários.