«Cada voto na CDU conta! Cada eleitor da CDU conta!»

Jantar com apoiantes em Sines
Ver Galeria Jantar com apoiantes em Sines
Jantar com apoiantes em Sines

Cada voto na CDU contou para o aumento dos salários e das reformas, a recuperação dos feriados, para para a gratuitidade dos manuais escolares, para os passes sociais mais baratos e abrangentes, afirmou Jerónimo de Sousa no jantar que encheu por completo o salão da Casa do Povo de Sines. E se o PS aceitou estas e outras propostas, realçou, fê-lo «contra vontade» e apenas porque não teve maioria absoluta.

Por mais que o PS venha agora tentar apoderar-se de medidas que não propôs e que inclusivamente tentou travar, a verdade é a que é: o PS não mudou a sua natureza, como não mudaram as suas opções de fundo; se mudança houve nos últimos anos foram as circunstâncias em que o PS governou. Daí ser necessário, para o Secretário-geral do PCP, que no próximo dia 6 não só se impeça que o PS alcance a maioria absoluta como se dê mais força à CDU, que esteve por detrás de todos os avanços alcançados na presente legislatura.

Na intervenção que antecedeu Jerónimo de Sousa, o primeiro candidato por Setúbal, Francisco Lopes, defendeu que a redução de preço e o alargamento dos passes sociais, concretizados este ano, devem passar a estar inscritos numa lei própria e não em cada um dos orçamentos do Estado. Esta é, realçou, a única forma que garantir que essa conquista se mantém para lá das eleições, lembrando que ainda em 2016 o PCP apresentou uma proposta para reduzir o preço dos passes sociais e alargar o seu âmbito, chumbada pelos votos contrários de PS, PSD e CDS e a abstenção do BE. Que fariam estes partidos no futuro se se colocasse a hipótese de reverter essa conquista? «Fica a dúvida», afirmou Francisco Lopes.

Também candidato e dirigente do Partido Ecologista «Os Verdes», Tiago Aldeias considerou positivo que hoje as questões ambientais assumam uma crescente prioridade nas preocupações das pessoas, lembrando que o PEV há 37 anos que as vem colocando, nas ruas e nas instituições em que se encontra representado. «O voto ecologista é na CDU», concluiu, sublinhando que a defesa do ambiente está ligada à justiça social e à concretização de uma vida digna para os trabalhadores e as populações.