O reforço da CDU ainda está em aberto

Almoço com apoiantes CDU em Oeiras
Ver Galeria Almoço com apoiantes CDU em Oeiras
Almoço com apoiantes CDU em Oeiras
Almoço com apoiantes CDU em Oeiras
Almoço com apoiantes CDU em Oeiras
Almoço com apoiantes CDU em Oeiras

Entrados no período de campanha eleitoral oficial, acentua-se a bipolarização entre PS e PSD e a falsa ideia de que a 6 de Outubro se decide quem será o primeiro-ministro. Esta foi uma das mensagens centrais deixadas por Jerónimo de Sousa num almoço com mais de uma centena de activistas e apoiantes da CDU em Valejas, concelho de Oeiras.

A dar o mote para a mobilização e o esclarecimento, primeiro interveio Mariana Silva, do Partido Ecologista «Os Verdes», que tal como o Secretário-Geral do PCP se candidata pelo círculo eleitoral de Lisboa, e para quem cabe a todos serem também candidatos, vir para a rua dar a conhecer a intervenção e as propostas dos comunistas, dos ecologistas e dos independentes que com estes convergem na Coligação.

Para os democratas sem filiação partidária que estavam na iniciativa, e para os muitos milhares que País fora se juntam à CDU, Jerónimo de Sousa deixou aliás uma forte saudação no almoço-convívio. Isto antes de apresentar os pratos fortes do discurso: insistir que nas próximas eleições o que está em causa é eleger 230 deputados e da composição da Assembleia da República se determinarão as soluções governativas para o País; relevar o papel desempenhado pelas forças que compõe a CDU no afastamento do PSD e do CDS do poder, primeiro, e na reposição de direitos e rendimentos verificada por iniciativa do PCP e do PEV.

E por isso o dirigente comunista realçou que não tendo o PS mudado de natureza – de que servem de exemplos a legislação laboral que alterou para pior em convergência com PSD e CDS ou a recusa em aumentar significativamente os salários –, não pode ficar de mãos livres.

A melhor a fazer para não o permitir, acrescentou, é reforçar a CDU, desafio que está colocado e em aberto, pelo que, concluiu, «vamos falar com as pessoas e ouvi-las», munidos da nossa razão, propostas e trabalho feito sempre no «sentido certo».