CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Autárquicas 2017

Vítor Mila

36 Anos. Chefe de Gabinete

PCP

Com a CDU, unidos por uma Vila Viçosa!

Depoimento de Manuel Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa

A gestão da CDU na Câmara Municipal de Vila Viçosa desde 2013, após quatro anos de uma gestão ruinosa e devastadora do PS, tem sido bastante positiva, planeada e equilibrada.

A recuperação financeira da Câmara Municipal, que se encontrava à beira da falência, desde a tomada de posse do actual executivo CDU, resulta de uma gestão rigorosa e os números falam por si. Quase quatro anos após a tomada de posse, a dívida total do município foi reduzida em mais de 60 por cento e a dívida a fornecedores passou de dois milhões e 400 mil euros para 238 mil euros, reduzindo-se o prazo médio de pagamento a fornecedores de 224 dias para 29 dias. Esta gestão rigorosa permitiu a aplicação do dinheiro público em benefício das populações e não em gastos supérfluos, permitindo um aumento da qualidade de vida dos habitantes do concelho de Vila Viçosa. Com a CDU esta gestão de rigor será para continuar!

Apesar das dificuldades económicas resultantes da herança PS que a CDU recebeu e das constantes limitações impostas ao Poder Local, mantêm-se como prioritários os apoios na acção social às famílias mais carenciadas, aos jovens, aos idosos e a todos os que, diariamente, lutam por um presente mais digno. Com a CDU em Vila Viçosa, jamais estarão sozinhos nessa luta!

A CDU promete e cumpre! Em Vila Viçosa promete obras e executa-as: construções e requalificações, obras de raiz, na sua grande maioria por administração directa, valorizando os trabalhadores e recursos do município e movimentando a economia local e outras através de empreitadas, para poder usufruir de apoios e candidaturas a Fundos Comunitários. Recuperámos equipamentos, edifícios, viaturas e máquinas municipais que se encontravam completamente degradados, devolvendo-os ao povo e colocando-os à sua disposição. Prometemos limpeza urbana em todo o concelho e cumprimos. Vila Viçosa está limpa e cuidada. Com a CDU, a pulsante actividade continuará e muitas serão as obras ainda a realizar!

Na área da cultura e desporto a CDU fez renascer o que o PS no mandato anterior fez questão de destruir. Reactivamos: Festas das Freguesias Rurais e a tradicional Festa dos Capuchos, realizamos as Noites de Verão e a Feira de Artesanato, Jornadas do Património, a 1.ª Feira Renascentista, os Programas OTL e apoiamos diversas iniciativas no âmbito da criação artística. Promovemos a actividade desportiva, designadamente através de caminhadas, aulas nas piscinas municipais, e múltiplas actividades em parceria com associações e instituições do todo concelho. Com a CDU as iniciativas culturais estão ao alcance de todos, são para todos e irão continuar!

Numa óptica de Planeamento e Requalificação Urbana, a CDU investiu na execução de diversos Planos de ordenamento do território, que se revelam preponderantes para reabilitar espaços e edifícios públicos e criar condições para a reabilitação de imóveis pelos particulares. Foi adaptado o PDM em vigor, foi criada a ARU, foi aprovado o Plano de Urbanização de Vila Viçosa e brevemente será também aprovado o Plano de Salvaguarda e Valorização do Centro Histórico de Vila Viçosa. A CDU orgulha-se de desenvolver uma política de proximidade com a população, para que, em conjunto, se implementem projectos essenciais para o desenvolvimento do nosso concelho!

A CDU dinamiza o turismo, sector tão importante para o desenvolvimento da economia local. Prova disso é o aumento do número de turistas, assim como a criação de novos espaços museológicos e requalificação dos já existentes. A reactivação pela CDU da Candidatura a Património Mundial da UNESCO, que o PS abandonou, culminou após muito trabalho, planeamento e dedicação com a inclusão da Vila Ducal Renascentista na Lista Indicativa dos Bens Portugueses candidatos à UNESCO. A participação em feiras e eventos de promoção turística, captando novos operadores turísticos e potenciais visitantes, proporcionando também a divulgação de vários produtos locais como os mármores, o artesanato a gastronomia e doçaria. A CDU aposta no turismo como actividade geradora de riqueza e permitirá continuar a potenciar a economia local.

As energias renovam-se diariamente! A CDU reafirma a confiança nos seus eleitos e no trabalho por eles desenvolvido, com certeza que é realizado em prol dos interesses da população do concelho, da melhoria do seu bem-estar e da sua qualidade de vida.