CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Autárquicas 2017
Contagem terminada

Câmara Municipal

2

Mandatos

1010(28.46%)

Votos

Assembleia Municipal

5

Mandatos

1056(29.75%)

Votos

Assembleias de Freguesia

12

Mandatos

1135(31.98%)

Votos

Maiorias CDU: 2

Freguesias de Maioria CDU

  • Capelins (Santo António)
  • N.S. Conceição, S.Brás Matos, Juromenha

Câmara Municipal

Mariana Chilra

54 Anos. Advogada

PCP

Assembleia Municipal

Daniel Padilha

34 Anos. Professor de Educação Física

PCP

Invertido o ciclo dum passado negro no Alandroal

Depoimento de Mariana Chilra, Presidente da Câmara Municipal do Alandroal

Em 2013 a equipa da CDU conquistou a Câmara do Alandroal depois duma gestão ruinosa do PS à frente dos destinos do concelho durante 12 anos. A Câmara apresentava uma situação de falência técnica, tinha contas penhoradas, dívidas a todos os fornecedores, incumprimentos de milhões de euros com os bancos e um processo de saneamento financeiro em incumprimento. Os credores faziam fila à porta da Câmara, os serviços estavam desorganizados e as obras estavam paradas por impossibilidade de obtenção de vistos pelo Tribunal de Contas ou falta de pagamento.

A dívida registada da Câmara era superior a 21 milhões de euros e a dívida efectiva rondava os 23 milhões, dos quais perto de quatro milhões às Águas do Centro Alentejo, a quem o PS entregou a gestão da água em alta. Foi por isso obrigada em 2015 a entrar no Fundo de Apoio Municipal (FAM) para equilibrar as suas contas.

Desde o início do mandato, a equipa da CDU empenhou-se em devolver ao concelho uma imagem de seriedade, credibilidade e confiança que não existia. Acabámos com as clientelas políticas, valorizando o interesse público e encetámos um processo de optimização dos recursos técnicos e humanos que permitiram reduzir despesas e equilibrar as contas. Conseguimos fazer acordos de pagamento com a maioria dos credores que foram integralmente cumpridos, trabalhámos com todas as associações e instituições do concelho, reunimos com as populações dando-lhe a possibilidade de participar nas decisões que melhor servem os interesses do concelho e valorizámos os trabalhadores da Câmara que foram redistribuídos pelos vários serviços, de acordo com as necessidades, com um trabalho de proximidade com os eleitos e a população.

Desta forma a equipa da CDU conseguiu tirar a Câmara do buraco financeiro em que se encontrava e inverter o ciclo dum passado negro para o concelho. Em quatro anos a gestão CDU reduziu a dívida em cerca de cinco milhões de euros.

Apesar das dificuldades foi possível fazer obras e desenvolver projectos estruturantes para o concelho. Depois de ultrapassar problemas com o Tribunal de Contas e de resolver as situações de candidaturas em incumprimento, esta equipa conseguiu avançar com a pavimentação de estradas degradadas, com obras de melhoria da rede de águas na maior freguesia do concelho, com a reabilitação de escolas, construção e ajardinamento de espaços de lazer em todas as freguesias, concluir uma creche e uma casa mortuária, cujas construções tinham sido iniciadas, e reabilitar um edifício antigo para instalação do Posto da GNR na sede do concelho, cumprindo um compromisso anteriormente assumido com o Ministério da Administração Interna.

É pois com redobrado optimismo e confiança que a CDU se apresentará nas próximas eleições autárquicas, consolidando os eixos estratégicos fundamentais de desenvolvimento do território do Alandroal, com uma redução acentuada da dívida, o arranque de obras estruturantes para o concelho, dando corpo a candidaturas apresentadas e já aprovadas no âmbito do Portugal 2020, pavimentações, arruamentos e acessibilidades, infra-estruturas de águas e saneamento, reabilitação urbana, espaços e equipamentos culturais e de lazer, particularmente vocacionadas para crianças e idosos, a conclusão da Biblioteca Municipal com a obra parada desde 2009, concretizar as potencialidades turísticas e ambientais do «Vale Sagrado do Lucefécit», classificado no decorrer do presente mandato, e prosseguir a afirmação do concelho no exterior como um destino com uma identidade paisagística, ambiental e cultural única.