CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Autárquicas 2017

69 Anos. Reformado

PCP

Futuro começou ontem em Mora

Depoimento de Luís Simão Duarte de Matos, Presidente da Câmara Municipal de Mora

Ao longo de mais de 40 anos de Poder Local Democrático, a Câmara Municipal de Mora foi sempre governada por maiorias absolutas afectas a coligações que o PCP integrou.

Assim foi possível seguir uma linha de trabalho assente em propostas políticas destinadas a servir a população que, de facto, tornaram o concelho de Mora numa referência.

Por aqui foram há muito resolvidos os problemas do abastecimento de água, do saneamento, das vias de comunicação municipais, dos arruamentos. Todos os edifícios escolares foram recuperados ou são novos e oferecem excelentes condições para os alunos e professores. Na área social, a Câmara Municipal oferece benefícios ímpares a todos os que mais precisam e menos podem, isto é, os mais jovens e os reformados com baixas pensões de reforma.

Mas o futuro, por aqui, já começou e assenta numa clara aposta de intervir na área económica.

A Câmara Municipal disponibiliza lotes na zona industrial a 0,05 euros o m² e nos últimos anos foram criados cerca de uma centena de empregos.

Contudo, foi na regeneração urbana e na indústria do turismo que apostamos nos últimos anos e que continuaremos a dedicar especial atenção no futuro.

Hoje, qualquer uma das quatros freguesias do concelho «enche os olhos» a quem nos visita. São vilas limpas, com espaços bonitos e aprazíveis. Todos os centros urbanos foram rejuvenescidos, devolvidos às pessoas que podem usufruir deles tomando um café nas esplanadas entretanto criadas ou simplesmente conversar tranquilamente sem serem incomodadas pelo trânsito.

Isto serve de complemento à forte aposta do município em termos de economia, isto é, o turismo. Com o nascimento do Fluviário há dez anos, o concelho tornou-se uma terra de destino. Visitam Mora mais de 100 mil pessoas por ano. Hoje vem-se ao concelho para visitar o Fluviário, o Núcleo Museológico do Megalitismo (inaugurado em Setembro de 2016), para usufruir da nossa magnífica gastronomia, saboreando umas boas migas alentejanas ou um bom ensopado de lebre em eventos criados pela Câmara Municipal nomeadamente o Mês das Migas e a Mostra Gastronómica de Caça.

Mas também se vem a Cabeção à Prova do Vinho Novo que, em Dezembro enche as ruas da Vila (onde o vinho é fabricado em talha de barro e que será, no futuro, património imaterial da humanidade), ao São Martinho de Pavia, às Festas e Feiras das Freguesias e à ExpoMora onde o município mostra o seu tecido económico e empresarial aos milhares que visitam este certame.

Claro que muito foi feito mas temos a consciência de que muito mais há para fazer. Fazer com que a qualidade de vida dos nossos munícipes seja cada vez melhor é aquilo que nos guia.

Iremos apresentar-nos à população com o sentido de dever cumprido e ao mesmo tempo com um projecto ambicioso virado para o futuro que fará com que este concelho seja cada vez mais forte.