Benavente manifesta apoio à CDU

Comício CDU em Samora Correia

Jerónimo de Sousa terminou o dia de campanha em Benavente, com centenas de apoiantes da CDU a encher o Centro Cultural de Samora Correia. A acção arrancou «Pelo sonho e pela razão».

A lista da Coligação PCP-PEV – composta por sete mulheres e sete homens, com uma média etária de 49 anos, abrangendo diversos sectores de actividade – é encabeçada por António Filipe, seguindo-se João Luiz Madeira Lopes, Júlia Amorim, Ivo Santos, Sónia Colaço, João Pedro Arraiolos, Inês Santos, Cristina Tomé, Hélio Justino, Anabela Mota, Vítor Pires, André Gomes, Gisela Matias e Ana Paula Cruz. O mandatário distrital é Paulo Macedo. Na sala estiveram, também, Manuela Pinto Ângelo e Carlos Gonçalves, respectivamente, do Secretariado e da Comissão Política do PCP.

Como destacou o Secretário-geral do PCP, esta é uma lista «com provas dadas na luta pelos direitos, pelo desenvolvimento, pela defesa daqueles que vivem e trabalham neste distrito e à qual se acrescenta a mais-valia de um profícuo e reconhecido trabalho realizado na Assembleia da República, quer pelo eleito da CDU neste círculo eleitoral de Santarém – o activo e prestigiado deputado, António Filipe, primeiro nome da lista de candidatos – quer pelos outros deputados do PCP e do PEV.

Combater as desigualdades e as injustiças

Para «avançar» nos próximos quatro anos, destacou o combate às «desigualdades e injustiças», colocando como estratégico, entre outras propostas, «o aumento dos salários, medida de enorme alcance social, de valorização do trabalho, do combate à pobreza e melhoria das condições de vida». 

«Assumimos como questão decisiva para o País a necessidade de valorizar direitos e rendimentos dos trabalhadores. O aumento geral dos salários, incluindo o salário mínimo nacional para 850 euros. Uma emergência nacional, para uma mais justa distribuição da riqueza, para a dinamização da economia nacional, para fortalecer a Segurança Social e assegurar melhores pensões no futuro», sublinhou.

Neste «tempo de opções decisivas», apelou ao voto de todos na CDU para «abrir esse caminho que urge». «É aqui, na CDU, que encontram o grande espaço de convergência de democratas e patriotas, de todos aqueles que querem que o País avance», concluiu.

Prioridades para o distrito

António Filipe deu a conhecer algumas das principais prioridades para o distrito de Santarém, que passam, por exemplo, pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, das pensões e das reformas, pela defesa do direito à saúde, em particular o Serviço Nacional de Saúde, do investimento público e na aposta no sector produtivo. 

Outros dos problemas que precisam de ser resolvidos passam pelas travessias do Tejo e as acessibilidades rodo e ferroviárias, que o PS, tal como antes PSD e CDS fizeram, impediu.

Intervieram, também, Daniel Santos, da Juventude CDU, João Luiz Madeira Lopes e Sónia Colaço, do PEV.