Pelo sonho e pela razão

Festa-Comício em Loures

No arranque oficial da campanha eleitoral, a CDU apresentou em Loures o hino que vai acompanhar a Coligação. Chama-se «Pelo sonho e pela razão», tem letra de João Monge e composição de Paulo de Carvalho, que levou ao palco do comício um espectáculo musical de encher a alma.

O músico que durante o concerto não se coibiu de assegurar que «tudo o que faço e farei passa por aqui, como sempre passou», que levantou o punho direito mais do que uma vez, lembrou Ary dos Santos e Zeca Afonso e até anunciou a chegada ao salão dos Bombeiros Voluntários de Loures «do nosso camarada Jerónimo de Sousa», chamou Sofia Lisboa para dar a conhecer o hino, interpretado por esta, pelo próprio Paulo de Carvalho, pelo fadista Duarte e por Catarina Moura.

Um sinal de compromisso para com os valores e projecto da CDU, considerou Sofia Lisboa antes de se ouvir o hino que mais adiante Jerónimo de Sousa lembrou tratar-se de um significativo gesto de «empenho destes homens e mulheres na defesa da cultura portuguesa, de uma política cultural que garanta os meios para um Serviço Nacional de Cultura», e, simultaneamente, uma valorosa contribuição «pelo que revela de reconhecimento de uma força que nunca desistiu da luta por esse bem maior que é a cultura para todos».