Mais força à CDU para desenvolver o distrito de Beja

Almoço com apoiantes na Vidigueira
Ver Galeria Almoço com apoiantes na Vidigueira
Almoço com apoiantes na Vidigueira
Almoço com apoiantes na Vidigueira
Almoço com apoiantes na Vidigueira
Almoço com apoiantes na Vidigueira
Almoço com apoiantes na Vidigueira
Almoço com apoiantes na Vidigueira

Nesta campanha, Jerónimo de Sousa regressou, quinta-feira, 26, ao distrito de Beja, fortemente marcado pelas consequências de décadas de política de direita levadas a cabo por PS, PSD e CDS. A primeira paragem foi a Vidigueira, num almoço que juntou mais do que uma centena de pessoas – apoiantes, activistas e candidatos da CDU – no Mercado Municipal. 

Neste distrito a lista da CDU é encabeçada por João Dias, actual deputado do PCP na Assembleia da República, seguindo-se Odete Borralho, Sara Ramos Marcelino, Jorge Silva, Telma Cristina Silva e Manuel Nobre. João Ramos, antigo deputado, é o mandatário da lista.

Um dos problemas expostos, que urge resposta, é a quebra demográfica, provocada pela falta de oportunidades de emprego, pelo envelhecimento populacional e pela migração de jovens. 

Neste sentido, exige-se a valorização do trabalho e dos trabalhadores, bem como a melhoria das respostas na saúde e a promoção de uma política de mobilidade integrada. 

Potenciar com rapidez o Aeroporto de Beja; salvaguarda da gestão pública da água e políticas de valorização ambiental; desenvolver uma agricultura sustentável; potenciar os recursos mineiros; articular o sector energético com as potencialidades existentes; promover o emprego e o turismo; elaborar de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a Área de Influência de Alqueva; promover o apoio e acesso à cultura, são outras das propostas da CDU.

«No dia 6 de Outubro o que está em causa é a escolha de 230 deputados à Assembleia da República, que decidirão sobre o nosso futuro colectivo, os nossos direitos, a nossa qualidade de vida, o equilíbrio ambiental, a justiça social», salientou João Dias, invovando que os candidatos da CDU «não fazem viagens fantasmas como os outros». «Sabemos e não nos desviamos, em nenhum momento, do objectivo de sempre: não desperdiçar nenhuma oportunidade para defender, repor e conquistar direitos», concluiu.

Assalto aos rendimentos

Jerónimo de Sousa comentou o «verdadeiro assalto aos rendimentos» que ocorreu durante o primeiro trimestre de 2019, agora divulgado pelo Banco de Portugal, que recebeu 788 notificações de alterações de comissões bancárias por parte da banca, o dobro das realizadas em igual período do ano passado (390). «Metade do lucro dos bancos tem origem nas comissões que arbitrariamente cobram aos depositantes», informou, frisando que este «escândalo» tem a «cumplicidade» do regulador e do Governo, que atinge, particularmente, a «população mais vulnerável» e de «menor rendimentos, muitas, apenas, com contas à ordem». 

«Para que a culpa não morra solteira», informou que o PCP levou à votação, em Junho, na Assembleia da República, um projecto de lei que tinha como objectivo o «alargamento dos serviços mínimos bancários, não permitindo que o custo das comissões das contas à ordem fossem superiores a quatro euros por ano, em vez dos quase cem euros, que cada um paga». A proposta foi rejeitada pelos mesmos do costume: PS, PSD e CDS.

Descentralização à força

Rui Raposo, presidente da Câmara Municipal, alertou para o «continuado incumprimento» da Lei das Finanças Locais, que tem vindo a retirar, anualmente, ao município da Vidigueira «receitas de centenas de milhares de euros» e a «tentativa de impor uma descentralização de competências que mais não se trata do que transferência de encargos». «Sem os adequados meios financeiros e estrutura, discutida com quem defende os verdadeiros interesses da população do concelho, não devemos aceitar essa transferência», afirmou.