CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Autárquicas 2017

PCP

Queremos um futuro próspero e feliz para Vila Franca de Xira

Depoimento de Regina Janeiro

O concelho de Vila Franca de Xira precisa da CDU!

É urgente mudar o rumo. É urgente que o concelho de Vila Franca de Xira possa contar com a CDU à frente dos seus destinos.

O Poder Local Democrático tem que ser respeitado. Os eleitos da CDU dão voz às populações, às instituições, às entidades, aos parceiros e às associações. Pretendem envolver todos. Escutam e reflectem. Aceitam os contributos e com eles complementam o seu conhecimento da realidade e das verdadeiras aspirações das populações.

Anunciámos a candidatura à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira há quatro meses. Temos desenvolvido um trabalho de intenso contacto com as populações e as instituições do concelho. Trabalho esse que veio confirmar o conhecimento que a CDU e o PCP têm do concelho contribuindo para melhorar as nossas propostas e projectos.

Continuaremos a ouvir e a reflectir colectivamente.

Porém, estamos em condições de apontar, desde já, cinco pilares indispensáveis para o desenvolvimento sustentável do concelho: o económico, o social, o ambiental, o cultural e o da participação.

Do ponto de vista do desenvolvimento económico é essencial reposicionar o concelho na produção, valorizando a importância do conhecimento dos trabalhadores, dos seus direitos e da sua capacitação. Também a investigação não poderá ser descurada. As vantagens da localização geográfica do concelho que outrora foram determinantes para a sua expansão voltam hoje a ter esse peso fulcral, pelo que todos os aspectos da mobilidade e transportes são igualmente estratégicos.

No plano social cruzam-se duas realidades distintas que, no entanto, convergem nas necessidades. Por um lado, as gerações que fazem o seu quotidiano no concelho, pelo outro, milhares de homens e mulheres que oriundos do concelho ou que aqui vivendo mais recentemente esgotam parte significativa dos seus dias no movimento pendular típico dos subúrbios de grandes cidades. É fundamental, para todos, a construção de uma sociedade mais equitativa no acesso aos serviços e bens públicos. São indispensáveis maiores níveis de inclusão social e a oferta de condições que promovam um quadro de vida qualificado.

Em termos ambientais é indispensável a criação de melhores condições que propiciem uma qualidade de vida, assente na valorização do ambiente, na preservação do Tejo, da Lezíria e dos Mochões e da eficiência na utilização dos recursos naturais.

No plano cultural é imprescindível a sua valorização através da criatividade e do associativismo como dimensão essencial para o modelo de desenvolvimento que queremos e defendemos.

O quinto pilar para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável é a participação. A participação cívica. A partilha de opiniões e a construção de decisões que tenham em conta a reflexão feita com as populações. Criaremos instrumentos que colocaremos ao dispor de todos e que servirão de alavanca para a criação de um concelho com intensa e participação e com presença e intervenção efectiva na defesa do seu desenvolvimento.

O crescimento sustentável do concelho far-se-á com base numa estratégia e num projecto que queremos de grande amplitude. Projecto esse que a CDU continua a construir com as populações e com os diversos agentes que intervêm no território.

O mote de trabalho será de envolvimento, de auscultação séria e consideração do mais amplo leque de contributos através dos instrumentos de participação que colocaremos ao dispor de todos. Exemplo disso é a forma que temos vindo a levar à prática, nesta fase de batalha eleitoral, e que nos comprometemos a prosseguir quando assumirmos a presidência da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

O concelho de Vila Franca de Xira tem muito para evoluir. Estamos preparados para assumir os destinos do concelho e de cada uma das freguesias. É importante acabar com o marasmo a que o concelho e as suas gentes têm vindo a ser sujeitos. Queremos terminar com o ciclo da gestão tecnocrática, feita a partir do gabinete, baseada em números e não nas pessoas.

Trabalhamos para a construção de um futuro melhor para as populações.

Queremos um futuro próspero e feliz para as freguesias e para o concelho de Vila Franca de Xira.

Estamos prontos para ajudar a construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Fazer o Futuro Hoje!