CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Autárquicas 2017

PCP

Vila Real de Santo António precisa da CDU

Depoimento de Álvaro Leal

Vila Real de Santo António (VRSA) deambula há 20 anos numa espiral de decisões danosas para o seu desenvolvimento e para a vida da população. O município está a caminho do desastre, com uma das maiores dívidas do país, em situação de quase falência técnica e com uma das mais elevadas cargas fiscais sobre a população. A Câmara Municipal (CM) encontra-se refém de vários programas de recuperação financeira, sem um projecto de desenvolvimento credível e sem perspectivas de um futuro melhor.

Na qualidade de vereador na CM tenho tido oportunidade de constatar como as maiorias absolutas do PSD têm vendido o que é de todos; como se privatizam serviços, tais como a recolha do lixo e água, e como se estão a fazer concessões que não se entendem nem se desejam, como é o caso do estacionamento pago através de parquímetros ou da construção de um hipermercado dentro do Complexo Desportivo Municipal.

Estas questões, assim como outras, mereceram sempre o voto contra da CDU, quer na Câmara quer na Assembleia municipais, mas ainda assim tal foi insuficiente para derrotar o PSD e as suas maiorias.

Acreditamos que é possível a mudança fazendo diferente e fazendo melhor. Para isso contamos com uma equipa de gente que não procura benefícios pessoais nos cargos públicos que ocupa, uma equipa de gente de princípios, de palavra, honesta, séria, competente, que assume um compromisso claro com aquilo que de mais nobre tem a intervenção política e a defesa do interesse público.

A equipa que o PCP-PEV apresenta é capaz de responder à situação calamitosa na autarquia, marcada por dívidas, processos em tribunal, desorganização de serviços, falta de pessoal ou contractos milionários com serviços externos e quejandos, à conta do erário público.

O povo reconhece

A população reconhece o papel que temos tido ao longo dos anos na defesa dos seus interesses e aspirações. No último mandato, a CDU foi a mais destacada e empenhada força política na luta contra o encerramento da Litográfica do Sul, contra as portagens e pela requalificação da EN125, contra a imposição do estacionamento pago e o aumento das taxas e tarifas municipais, pela defesa do Centro de Saúde de VRSA, na luta contra a privatização da água e do lixo – combate que está longe de estar terminado, e, mais recentemente, contra o encerramento do balcão da CGD em Monte Gordo.

Faz dois meses que demos o pontapé de saída na candidatura portadora de um projecto autárquico distinto para VRS. Desde então temos percorrido o nosso concelho. Falamos com todos e temos sido muito bem recebidos. Acolhemos críticas, sugestões, opiniões, e, sobretudo, constatamos um forte apoio daqueles que vêem nesta candidatura um sinal de esperança para o concelho

As próximas eleições autárquicas são decisivas. Constituem uma oportunidade de mudança que não pode ser desperdiçada nem adiada, porque só vitória da CDU pode abrir caminho à resolução dos problemas de todos.

Estamos preparados, conhecemos a realidade, com a ajuda dos vila-realenses construiremos as soluções.