CDU com os pescadores de Silvalde

João Ferreira e Miguel Viegas no distrito de Aveiro

João Ferreira e Miguel Viegas, respectivamente primeiro e terceiro candidatos nas listas da CDU ao Parlamento Europeu, estiveram na Freguesia de Silvalde, concelho de Espinho, onde contactaram com os pescadores desta povoação, inteirando-se dos seus problemas e aspirações.

Aos candidatos e activistas da Coligação, os pescadores, e suas famílias, traçaram um quadro negro do sector, uma vez que são cada vez maiores as suas dificuldades, com os preços baixos do pescado, ao mesmo tempo que os custos dos factores de produção são incomportáveis, em particular os combustíveis. Exigiram ainda a construção de uma lota, necessária para valorizar o pescado e o trabalho, garantindo o direito de acesso à Segurança Social, que não têm.

É com base nestes contactos regulares, reconhecidos pelas associações do sector, que os deputados do PCP no Parlamento Europeu apresentaram várias propostas e soluções alternativas aos regulamentos relativos à Política Comum de Pescas, defendendo, sobretudo, a pequena pesca artesanal e o reforço de medidas especiais de gestão e conservação por parte dos Estados-membros.

«Portugal é dos países do mundo que mais peixe consome e somos o país da Europa com a maior Zona Económica Exclusiva. Este era um sector que tinha tudo para dar um grande contributo para o desenvolvimento do País, para criar riqueza, para criar emprego e boas condições de vida aos homens e mulheres que vivem da pesca. Mas a situação que vemos é precisamente o contrário», alertou João Ferreira, salientando que as «dificuldades são cada vez maiores», uma vez que «o preço do pescado, na primeira venda, em lugar de aumentar, como tudo o resto, mantém-se ou até diminuiu. No entanto, o preço dos factores de produção não parou de aumentar».

Na sua intervenção, João Ferreira acusou ainda os partidos da política de direita (PS, PSD e CDS) de nada fazer no PE para defender o sector das pescas.

No entanto, informou, «o PCP e a CDU têm se batido, nos últimos anos, quer a nível nacional, na Assembleia da República, quer no PE, pela defesa deste sector. «Nos últimos anos, o PS, o PSD e o CDS entregaram a gestão das nossas pescas nas mãos da União Europeia, e hoje sentimos os resultados disso», criticou o deputado e candidato da CDU, lembrando que países como a Alemanha, por exemplo, «que mal têm frota pesqueira, hoje decidem muito da forma como gerimos as nossas pescas».

Quase a terminar, João Ferreira lembrou que também os pescadores, no próximo dia 25 de Maio, têm uma oportunidade para defenderem os seus interesses, dando o seu apoio à CDU. «É altura de dar mais força àqueles que não aceitam que sejam os alemães ou os franceses a decidir a forma como gerimos as nossas pescas, como fazemos a gestão dos nossos recursos», apelou.