A CDU defende os Açores

Artigos Relacionados

Manifesto CDU para os Açores

Catia Benedetti, candidata dos Açores na lista da CDU ao Parlamento Europeu (PE), apresentou hoje, em conferência de imprensa, o Manifesto da CDU para os Açores, no qual se incluem as propostas específicas da Coligação para enfrentar os problemas da região autónoma, no âmbito de acção do PE.

A candidata fez um balanço bastante positivo da acção dos eleitos da CDU no PE em defesa do País e da região, face aos interesses dos países mais fortes e grupos económicos dominantes na União Europeia, e sublinhou a participação da troika nacional – PS, PSD e CDS – nas políticas que lesaram os interesses nacionais e cujos efeitos se reflectem, no caso dos Açores, no elevado desemprego, na precariedade, nos baixos salários e no facto de cerca de um quarto da população viver abaixo do limiar da pobreza.

Para contrariar esta realidade, a CDU propõe a criação de um Programa de Desenvolvimento Integrado dos Açores, que passa pelo reconhecimento das suas especificidades enquanto região ultraperiférica (RUP) e pela manutenção e reforço dos apoios financeiros em diversas áreas. Neste sentido, a CDU defende a criação de um programa de apoio aos transportes específico para os Açores, para dinamizar a mobilidade de pessoas e bens, bem como o escoamento dos produtos para o exterior e entre as ilhas.
No que respeita à agricultura, Benedetti afirmou que a defesa da produção local é fundamental para a Coligação, tendo sublinhado a necessidade de revogar o novo sistema de quotas leiteiras, bem como de reforçar os incentivos e apoios ao sector, por forma a garantir a sua modernização, diversificação e competitividade.

O sector das pescas constitui outra prioridade do manifesto apresentado pela CDU, que irá pugnar por mais apoios para a frota artesanal e para os pescadores em período de defeso biológico e de mau tempo, e defender o aumento dos rendimentos dos pescadores (nomeadamente através do estabelecimento de um preço mínimo garantido e uma taxa máxima de lucro permitido, para aumentar o valor do peixe e conter o seu preço para o consumidor).

O manifesto contempla ainda a luta pela reposição das 200 milhas da Zona Económica Exclusiva, a necessidade de garantir apoios à Estação Costeira, situada na Cooperativa Porto de Abrigo, bem como a defesa de apoios especiais à investigação científica nas áreas dos oceanos e espacial, tendo em conta a localização privilegiada da região.

Voltar ao topo