A pouco mais de uma semana das eleições João Ferreira deixou hoje na sua passagem pelo concelho de Cuba um forte apelo ao contributo de todos os apoiantes, simpatizantes e activistas «para levar mais longe a mensagem da CDU».
«Façam viver isto para lá destas paredes», foi o desafio que o primeiro nome da lista da CDU às eleições para o Palamento Europeu lançou no almoço às mais de cem pessoas que encheram o salão da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro e a quem transmitiu que ele próprio sairia dali «com mais energia e confiança».
E tinha razões para esse estado de espírito face ao acolhimemto caloroso e às manifestações de simpatia e incentivo que recebeu dos presentes quer à chegada da comitiva quer ao longo da sua intervenção.
Apreço que foi sobretudo de reconhecimento pelo trabalho distintivo, seu e dos restantes deputados da CDU, no mandato que terminou no Parlamento Europeu, onde defenderam, como nenhuma outra força política o fez, os interesses dos trabalhadores, do povo e do País. Qualidades que foram sublinhadas em breves inervenções do mandatário concelhio, João Palma, e do presidente da autarquia, João Português, presentes na mesa que presidiu ao acto na qual se encontravam outros eleitos e responsáveis políticos das forças que integram a CDU, bem como os candidatos pela Coligação João Dias e Tiago Aldeias.
João Ferreira falou da necessidade que o Alentejo e o País têm de investimentos, que construam as infra-estruturas necessárias e reponham o desgaste e a degradação das infra-estrutruras existentes. É o caso, exemplificou, da não electrificação da linha de Beja/Casa Branca ou da inexistência de ligação Beja/Funcheira (Algarve).
Daí também a importância dos fundos da União Europeia, avaliada não apenas pelo seu montante mas também pela forma como esse dinheiro é utilizado. Reiterou, por isso, o desafio aos deputados dos outros para que cada um clarifique a sua posição sobre o anunciado corte nos fundos.
A necessidade de produzir mais, de modificar políticas (como a PAC), de aproveitar melhor os recursos - «cultivar mais e melhor», realçou –, foi outro tópico desenvolvido por João Ferreira, que defendeu que esse aumento da produção deve ser acompanhado pela preocupação da salvaguarda ambiental.
Esta foi uma matéria que abordara já pela manhã na visita à Vidigueira, concelho por onde iniciou este périplo pelo Alentejo. Oportunidade para contactar com trabalhadores da Câmara Municipal em vários dos seus serviços (paços do concelho, urbanismo e arquivo, oficinas), sempre acompanhado pelo presidente, Rui Raposo, e por outros eleitos, tendo ainda visitado o Centro Social e Centro Multifacetado Novas Tecnologias. Recepção afável, simpatia e palavras de estímulo foram notas dominantes por parte das pessoas contactadas e a quem foi distribuído um folheto destinado, como João Ferreira repetiu em várias ocasiões, a «conhecerem os canditatos do distrito, os apoiantes e outras boas razões para votar na CDU»












