Peniche

Peniche está claramente melhor com a CDU

Jerónimo de Sousa reclama mais apoio à infância e à juventude

Também neste concelho, a CDU parte para o próximo acto eleitoral com a confiança de quem tem obra feita e com a garantia de uma equipa competente, com ideias e propostas concretas para continuar a promover o desenvolvimento do território e a qualidade de vida das pessoas. Isso mesmo foi realçado por António José Correia, actual presidente da Câmara Municipal e cabeça-de-lista à Assembleia Municipal. «Para este projecto colectivo, o da CDU, que reúne os melhores, aqueles que defendem valores da lealdade, nós queremos que o Rogério Cação seja o próximo presidente da Câmara de Peniche», declarou.

Por seu lado, Rogério Cação, primeiro candidato à Câmara Municipal, assumiu o compromisso de defender a participação cidadã como factor essencial de uma gestão democrática, assim como garantir a máxima atenção e envolvimento dos trabalhadores das autarquias, defendendo os seus direitos, valorizando o seu trabalho e as condições em que exercem as suas funções.

No programa eleitoral da CDU consta, por exemplo, a criação do Conselho Municipal para o Ambiente, completar o processo de substituição da iluminação LED, remodelar a ETAR de Peniche, desenvolver o projecto do Jardim Municipal, promover o desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar em Peniche, continuar o processo de recuperação  dos bairros sociais, incentivar a criação de ideias de negócio e participar na criação do Museu Nacional da Resistência e Liberdade.

«Nós temos um programa que potencia a continuidade do que foi bem feito e que aponta caminhos de mudança e de inovação que no futuro próximo continuarão a fazer de Peniche um concelho cada vez mais marcado pelo progresso e pela qualidade de vida», afirmou Rogério Cação.

Floriano Sabino, Victor Vala, Francisco José e Jorge Armador encabeçam as listas às freguesias de Peniche, Autouguia da Baleia, Ferrel e Serra D'el-Rei, respectivamente. Presentes estiveram também, entre outros, Vítor Cavaco, do Partido Ecologista «Os Verdes», Ângelo Alves e Manuela Pinto Ângelo, respectivamente, da Comissão Política e do Comité Central do PCP.

CDU vale a pena

No final, o Secretário-Geral do PCP afirmou a «identidade própria da CDU», com o seu símbolo, sigla e, sobretudo, com a «natureza diferenciadora do nosso projecto».

«Não nos escondemos sob a capa de falsas listas ou projectos “independentes” que, a coberto de candidaturas de cidadãos eleitores, acolhem, na maioria das situações, arranjos partidários, incluindo sob a forma de “barriga de aluguer” de partidos sem implantação ou são espaços de promoção de ambições pessoais ou dos interesses dos grupos económicos», sublinhou, avisando: «Cá estaremos de cara levantada a assumir os nossos compromissos, prestando contas, sem precisarmos de nos esconder ou disfarçar».

Em Peniche, valorizou Jerónimo de Sousa, «bem se conhece, por experiência própria, a obra realizada pela CDU, a proximidade às populações, a atenção dada aos seus problemas».

«A intervenção e o trabalho que foram desenvolvidos no concelho de Peniche mostram que a CDU vale a pena», acentuou, destacando: «Nestes doze anos de gestão CDU, Peniche está claramente melhor», na «actividade económica», no «investimento feito» e no trabalho realizado em várias dimensões da economia do mar». «Assistimos em Peniche a um progressivo desenvolvimento económico, que se traduziu na criação de mais emprego nos últimos anos, para níveis superiores aos da sua envolvente regional», referiu ainda o Secretário-geral do PCP

Atenção aos problemas

Perante um «mar» de gente, Jerónimo de Sousa apelou, por fim, ao reforço das posições da CDU, a única «garantia de ver prosseguido o trabalho, a capacidade de realização, a atenção aos problemas e aspirações das populações».

A nível mais geral, «mais força à CDU» permitirá, por exemplo, defendeu o Secretário-Geral do PCP, «ampliar o apoio à infância e à juventude», com alargamento do abono de família nos seus montantes e universo de atribuições, e a ampliação da gratuitidade dos manuais escolares ao segundo e terceiro ciclos.

«A gratuitidade dos manuais escolares para todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico é uma medida de grande alcance», destacou, precisando: «Temos agora de assegurar que a medida abranja a escolaridade obrigatória».

Sobre a ampliação do apoio à infância e juventude, Jerónimo de Sousa, destacando os avanços conseguidos, afirmou que «é necessário e possível ir mais longe e aprofundar este caminho de valorização do abono de família, na sua abrangência e montantes», com a «reposição integral do 4.º e a recuperação do 5.º escalão» e «garantir o aumento do seu valor para crianças com idade superior a três anos».

Partilha

CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Autárquicas 2017