No centro da vila de Alcochete, onde participava, hoje de manhã, numa acção de contacto com a população, João Ferreira foi abordado por dois jovens que o questionaram acerca das alterações climáticas e dos problemas ambientais que marcam o nosso tempo. Rejeitando que o «ambiente» se possa transformar num negócio, João Ferreira reafirmou a defesa de medidas concretas de redução de emissões de gases poluentes, de protecção da Natureza, de estímulo à utilização de transportes públicos ou de recuperação do controlo público de empresas de energia, defendidas há muito pela CDU e sucessivamente rejeitadas por PS, PSD e CDS.
«O ambiente não pode ser apenas uma preocupação em tempo de eleições», afirmou, referindo-se aos que andaram nos últimos dias a limpar plásticos das praias e, no Parlamento Europeu, opuseram-se a uma medida que visava precisamente restringir este tipo de material. O candidato desafiou os jovens a procurarem saber como votaram os diferentes partidos, no Parlamento Europeu e na Assembleia da República, legislação e medidas com forte impacto no meio ambiente.
João Ferreira entrou em praticamente todos os estabelecimentos comerciais do centro de Alcochete, falou com comerciantes e clientes, desafiando-os a apoiar quem defende o País na União Europeia, pois não falta quem, por cá, defende a União Europeia. Na intervenção que proferiu no principal largo da vila (acompanhado pelos também candidatos Mariana Silva, João Geraldes, Zoraima Prado e Rui Higino), João Ferreira reafirmou a necessidade de reforçar a CDU no dia 26, porque «avançar é preciso» e os partidos que compõem a coligação estão por detrás de «todos os avanços alcançados nos últimos anos»