Ir para o topo
Parido Comunista Português

Determinação e confiança enche a Praça do Rossio em Lisboa

Milhares responderam ao apelo da CDU e inundaram a emblemática praça do Rossio, no coração de Lisboa. Foi uma poderosa demonstração de determinação e confiança, evidenciada tanto pelo vibrante desfile pelas ruas da baixa pombalina como pelo grande comício na praça central.

Durante o comício, foi anunciado que mais de 2200 membros de Organizações Representativas de Trabalhadores expressaram o seu apoio à CDU, um testemunho do amplo suporte dos trabalhadores à força que luta pela melhoria das condições de vida de quem trabalha.

Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP e primeiro candidato por Lisboa, descreveu os desafios colocados nesta batalha eleitoral, o desafio de evitar a política da maioria absoluta do PS com os resultados que estão à vista de todos e que todos sentem na pele. A perda de poder de compra, a concentração de riqueza, o aumento das injustiças e desigualdades, a transferência de recursos do SNS para o negócio da doença, a dificuldade de acesso à habitação, o desinvestimento nos serviços públicos.

O desafio de evitar a política de PSD e CDS, prosseguida em vários governos, mas também do Chega e IL, que entre 2011 e 2015, nesses tempos sombrios da troika, lá tiveram vários dos seus dirigentes a aplaudir medidas que agora retomar e intensificar.

O desafio de abrir o caminho que a cada dia que passa se torna mais urgente e necessário.

"Para todos e cada um destes desafios que estão colocados aos trabalhadores, ao povo, a todos os cá vivem e trabalham, a resposta é só uma: é dar mais força à CDU, mais votos e mais Deputados à CDU," afirmou.

António Filipe, segundo na lista por Lisboa, dirigiu um apelo aos indecisos, instando-os a considerarem o impacto das suas decisões nas suas vidas diárias e a votarem pelos seus direitos e interesses, ao lado de quem tem estado ao lado deles nas lutas de todos os dias.

Mariana Silva, do Partido Ecologista Os Verdes e também candidata por Lisboa, realçou a determinação do partido em defender o ambiente, prometendo uma luta incansável pelo mesmo no Parlamento.

Tiago Oliveira, Secretário-Geral da CGTP-IN, enfatizou a importância de os trabalhadores utilizarem o seu voto como uma ferramenta para fortalecer os seus direitos, afirmando que a CDU é a única força política que sem margem para dúvida se compromete com os interesses e direitos dos trabalhadores.

Uma comovente história foi partilhada por Mariana Metelo, candidata e membro da Juventude CDU, que relatou o testemunho de uma trabalhadora do Amoreiras Shopping: “Só votei em vocês uma vez. Mas são vocês que vêm cá sempre e eu preciso de ver o meu filho crescer. Já me decidi em votar na CDU”, disse essa trabalhadora, que se junta a outros 400 trabalhadores de Centros Comerciais que já declararam apoio às propostas da CDU pelo encerramento destas superfícies às 22h e aos domingos e feriados.

O comício realizado em Lisboa mostrou que a CDU vai crescer, com mais votos e mais eleitos, para estar em melhores condições de trilhar a alternativa necessária, a alternativa de Abril, a alternativa dos trabalhadores e do povo.

Partilha