Intervenção de Deolinda Machado

Futuro de confiança

Acto Público

Ver Vídeo

Caras amigas, amigos, camaradas e apoiantes da CDU

Em primeiro lugar uma calorosa saudação a todas as mulheres e homens, que pelas diferentes autarquias do país abraçam esta nobre missão, de prestação de serviço público. Para os que agora iniciam vai igualmente a nossa saudação, por abraçarem este projeto unitário e democrático, afirmando o que ele representa na vida das nossas comunidades. 
 
É neste coletivo de militantes, apoiantes e simpatizantes da CDU, que saudamos os membros do PCP, do PEV, da ID, e os que sem filiação partidária, partilham destes valores e deste projeto de futuro de confiança, alicerçado no trabalho, na honestidade e na competência, com provas dadas.   

A CDU é um espaço de conjugação de experiências entre gerações, contando com a história dos partidos que a integram (vejamos história centenária do PCP e o que ela representa em defesa da liberdade e da democracia, em Portugal), bem como das Organizações e de muitos independentes que partilham dos mesmos princípios e valores, sempre orientados para o bem comum, que todos queremos aprofundar neste país, com este povo que integramos e com todos aqueles que aqui procuram trabalho e uma vida digna.  

Temos, por isso, motivos de força, razões de confiança e de esperança, apesar do tempo conturbado em que vivemos.

Queremos fortificar e fazer prosseguir Abril reforçando os valores da Liberdade e da Democracia «o governo do povo».
Há que priorizar os anseios das populações, efetivar a Constituição da República Portuguesa (CRP), valorizar o que de melhor temos, as pessoas, os trabalhadores e o povo.

A pandemia veio trazer maior visibilidade aos problemas existentes como a política do descarte dos trabalhadores com vínculo precário, com baixos salários, onde o flagelo do desemprego foi o primeiro a bater à porta destas populações, colocando em causa a estabilidade mínima das suas famílias.
 
É uma calamidade que se abate sobre as pessoas trabalhadoras/es de todos os sectores de atividade, de homens e mulheres de todas as idades, com particular incidência nas mulheres e nos jovens, tanto nacionais como imigrantes.

O movimento sindical contribui com ação e propostas constantes para o reforço da esperança e confiança em caminhos que garantam resposta efetiva. Valorizar o trabalho e a dignidade dos trabalhadores é para onde têm de estar voltados todos os esforços, na medida em que é nele que se jogam as diferentes dimensões da vida.

Mas o futuro é de confiança. É esta a mensagem que a CDU projeta. Nestes tempos difíceis a CDU, vencendo obstáculos e constrangimentos, esteve onde devia estar: com as populações e os trabalhadores a responder à epidemia, a combater o medo, a proteger a saúde e os direitos sindicais e sociais, a promover o gosto de viver.

A CDU é a força que não deixa confinar a vida e os direitos, que demonstra que a vida pode e deve prosseguir criando todas as condições de prevenção e proteção, que aponta o sentido de vivência coletiva, de partilha e de participação como indispensáveis à realização humana e à felicidade. A força que vê o futuro com confiança, que anima laços de solidariedade e ação comuns, que não se refugia, que estimula a intervenção e a opinião de cada um sobre as respostas para os problemas do presente e as soluções para o futuro.

A preparação das eleições está em curso, associada à prestação de contas do trabalho realizado, à construção das suas candidaturas, à dinamização da CDU e do seu alargamento unitário, à elaboração dos compromissos e programas eleitorais a apresentar. 

A CDU conta com todos e cada um, para a assunção desta responsabilidade. É esta a grande força de esquerda no poder local, que nos impulsiona a agir, a lutar e a intervir, para a transformar a sociedade. É esta a grande força política indispensável na vida nacional.

Todos não somos demais na luta pela paz, contra as desigualdades e as injustiças.

O poder local democrático conta connosco. A força CDU contará com a presença e ação de muitas mulheres e homens, nas várias regiões do país, militantes desta causa: a dignidade humana alcançada pelo trabalho e pela justiça social.
 
Força Portugal, força CDU, a luta continua!