CDU - Trabalho, Honestidade, Competência

Declaração da Comissão Coordenadora da CDU sobre as eleições para as autarquias locais de 2021

Futuro de confiança

Declaração da Comissão Coordenadora da CDU sobre as eleições para as autarquias locais de 2021

1. Em Outubro próximo, a CDU apresenta-se, em todo o País, às eleições para as Autarquias Locais  reafirmando o seu projecto e percurso distintivos, inseparáveis da grande conquista de Abril que é o Poder Local Democrático.

2. A CDU – Coligação Democrática Unitária – que reúne o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista Os Verdes e a Associação Intervenção Democrática, constitui um amplo espaço de participação unitária e de convergência democrática que agrega milhares de homens e mulheres sem filiação partidária.

Com identidade própria construída e afirmada ao longo de mandatos, a CDU constitui-se como factor de realização e construção colectivas, lugar para uma enriquecedora intervenção cívica e política, espaço de trabalho em defesa do progresso e desenvolvimento, factor de transformação das condições de vida e de valorização dos territórios.  

A CDU marcará presença em todo o território nacional com os seus candidatos, o seu projecto, os seus compromissos e programas. E fá-lo-á confirmando e ampliando a sua dimensão unitária, afirmando a sua  identidade, não procurando refúgio em siglas que, muitas das vezes, em nome de falsas independências, escondem, compromissos pouco transparentes, projectos associados a interesses económicos ou meras ambições pessoais.

3. Reconhecidamente a grande força transformadora e de esquerda no poder local, a CDU inscreve a defesa do poder local e da sua autonomia como elemento inseparável do regime democrático que a Constituição da República consagra e condição para a representação e defesa dos interesses das populações, para a promoção das suas condições de vida e para a efectivação dos seus direitos.

Num quadro em que alguns invocam falsamente a descentralização para, de facto  impedirem a sua concretização, a CDU inscreve, sem hesitações, a regionalização como factor de coesão e desenvolvimento do País, a reposição das freguesias liquidadas contra a vontade das populações como elemento essencial de proximidade e representação de interesses locais, a plena expressão da autonomia administrativa e financeira das autarquias locais enquanto condição para o exercício das suas atribuições e competências.  

Em maioria ou em minoria, nos órgãos municipais ou de freguesia, os eleitos da CDU intervêm para garantir o seu regular funcionamento, o respeito pela legalidade e a transparência, a defesa e afirmação do interesse público, contribuindo para que a natureza colegial, plural e democrática do poder local seja preservada e valorizada.

4. É amplamente  reconhecido o património de trabalho, obra e realizações da  CDU. Uma comprovada qualidade na intervenção e gestão das autarquias, uma inegável contribuição para a valorização urbana e cultural de numerosos concelhos e freguesias do país, um incontestável percurso de trabalho, honestidade e competência.

Força distintiva e com provas dadas no poder local, a CDU apresenta-se com um projecto que assenta em trabalho e obra, caracterizado pela  participação popular ampla e alargada que imprime à sua  intervenção, pela defesa do serviço público enquanto elemento condutor da gestão autárquica, pela valorização dos trabalhadores das autarquias e das suas condições de trabalho, pela qualificação do espaço público e da preservação ambiental valorizando o património natural e os recursos locais, pela defesa da gestão pública da água e dos resíduos,   pela democratização cultural e desportiva que imprime nesses domínios, pelo rigor posto no planeamento e em políticas de uso do solo protegendo e defendendo o interesse público.

5. Futuro de confiança. É esta a mensagem que a CDU projecta, combatendo e contrariando as  desesperanças que os  tempos difíceis  que vivemos tendem a animar. Nestes tempos difíceis, a CDU, vencendo obstáculos e  constrangimentos, esteve sempre onde devia estar: com as populações e os trabalhadores a responder à epidemia, a combater o medo, a proteger a saúde e os direitos, a  promover o gosto de viver.

A CDU é a força que não deixando confinar a vida e os direitos, demonstra que uma  vez criadas todas as condições de prevenção e protecção, a vida pode e deve prosseguir, é a força que aponta o sentido de vivência colectiva, de partilha e de participação como indispensáveis à realização humana e à felicidade; é a a força que olha para o futuro com confiança, que anima laços de solidariedade e acção comuns, que não se refugia, que estimula a intervenção e a opinião de cada um sobre as respostas para os problemas dos presente e as soluções para o futuro.

6. A preparação das eleições está em curso, associada à prestação de contas do trabalho realizado, à construção das suas candidaturas, à dinamização da CDU e do seu alargamento unitário, à elaboração participada dos compromissoa e programas eleitorais a apresentar.

No próximo mandato, a exemplo dos anteriores, a CDU prosseguirá a sua acção nas autarquias, contribuindo com o seu trabalho e intervenção para a defesa dos interesses das populações e para o progresso local. Sempre ligada aos trabalhadores e ao povo, na defesa intransigente dos seus direitos e aspirações. Com a responsabilidade de quem assume a condição de grande força transformadora e de esquerda no poder local, necessária e indispensável na vida política nacional.

A Coordenadora Nacional da CDU, Coligação Democrática Unitária