Intervenção de Jerónimo de Sousa

O voto na CDU é verdadeiramente importante para decidir contra o retrocesso e a estagnação. Para decidir que o País avança!

Comício no Seixal

Comício no Seixal

Comício no Seixal

Comício no Seixal

Comício no Seixal

Comício no Seixal

Comício no Seixal

Comício no Seixal

Comício no Seixal

Comício no Seixal

Comício no Seixal

Comício no Seixal

Comício no Seixal

Amigos e camaradas:

As minhas cordiais saudações a todos vós! Uma saudação muito especial a todos e a cada um dos que nestes dias dão corpo a esta importante batalha eleitoral, que vai decidir da futura composição da Assembleia da República.

Domingo, o reforço da CDU garantirá a eleição de deputados vinculados aos interesses e aspirações das populações deste Circulo Eleitoral de Setúbal.

Temos razões para estar com redobrada confiança. Temos razões para, com determinação, e animados pelas justas razões porque lutamos, termos confiança nesta força colectiva que todos os dias não falta com a sua intervenção para defender os direitos dos trabalhadores e do povo. Não falta esta força e não faltaram em todo este tempo os deputados do PCP e do PEV que honraram, com a sua intervenção, esse compromisso que assumimos com os trabalhadores e o povo. E é por isso que estamos certos que o povo do distrito de Setúbal o reconhecerá no próximo Domingo, com uma votação reforçada na CDU!

Vamos falar com todos. Incluindo com quem nunca votou na CDU, para destacar que é aqui, com o reforço da votação na Coligação Democrática Unitária, que encontram a força que pode decidir pela solução dos problemas concretos que atingem os trabalhadores e o povo.

Vamos, falar com todos aqueles que ainda hesitam sobre o voto certo e decisivo para avançar! Vamos mostrar que encontrarão na CDU a opção mais segura para o garantir as soluções que são necessárias, porque este é o voto que garante uma solução verdadeiramente de esquerda, porque não se resigna perante a exploração, as injustiças e as desigualdades!

Vamos falar também com aqueles que sempre votaram CDU e que sabem que viram o seu voto respeitado. Vamos dizer-lhes que não se distraiam: é preciso estar lá no próximo Domingo!

Porque nenhum voto pode faltar! Porque aquilo que verdadeiramente de decisivo pode resultar das eleições é uma expressiva votação na CDU!

Vamos assegurar que esta corrente imensa, de confiança na CDU, que continua a crescer, desaguará em mais votos e deputados, indispensáveis para dar resposta mais plena aos problemas nacionais. É isso que é decisivo para responder às aspirações dos trabalhadores e do povo. É isso que verdadeiramente conta para o futuro .

Sim, é esse o nosso compromisso: soluções para o País!

Soluções para garantir os direitos dos trabalhadores e a valorização do seu trabalho, assumindo o aumento geral dos salários; o aumento significativo do salário médio e do salário mínimo nacional, como emergência nacional.

Soluções para assegurar tempo para viver, com a harmonização entre a vida profissional, a vida pessoal e familiar. Dando combate à desregulação dos horários e à precariedade e avançando decididamente na revogação das normas gravosas da legislação laboral.

Soluções para defender e salvar o Serviço Nacional de Saúde de quem o quer destruir, assegurando que a consulta, o exame ou a cirurgia sejam um direito de todos. Com mais investimento em meios humanos e técnicos; com a instituição da opção de dedicação exclusiva dos médicos e enfermeiros, garantindo incentivos; e a construção de infraestruturas novas e a reabilitação das existentes.

Soluções para garantir uma efectiva valorização das pensões de reforma, garantindo o aumento do valor real e geral de todas as pensões, assim como o direito à reforma por inteiro e sem penalizações dos trabalhadores com 40 anos de desconto.

Soluções para uma efectiva gratuitidade das creches para todas as crianças com a construção de uma rede pública, para assegurar um melhor futuro para as novas gerações.

Soluções para garantir o direito do nosso povo à educação; à cultura; à habitação e à mobilidade; por funções sociais e serviços públicos de qualidade.

Sim, soluções concretas para defender a Escola Pública, superando a carência de professores e de trabalhadores não docentes em falta.

Para garantir o direito à cultura. A cultura e os seus profissionais não podem ser tratados como foram neste tempo de epidemia. A cultura não pode ser considerada como um bem dispensável, mas sim uma dimensão central do ser humano.

Para garantir o direito à habitação. Para pôr fim à incerteza de saber se se fica sem tecto. Isso exige a imediata revogação da Lei de Arrendamento Urbano.

Para assegurar o direito à mobilidade, garantindo a progressiva gratuitidade dos transportes públicos começando no imediato pela gratuitidade até aos 18 anos.

Soluções para dar resposta aos problemas ambientais, que estão crescentemente marcados pela privatização de sectores fundamentais; e por uma abordagem às alterações climáticas que revela já a sua ineficácia e perversidade.

Soluções! Soluções para enfrentar os privilégios fiscais do grande capital e aliviar a tributação sobre o trabalho e as micro, pequenas e médias empresas. Para desagravar a tributação sobre os rendimentos mais baixos e intermédios no IRS. Para baixar os impostos indirectos, baixar o IVA da energia dos 23 para os 6%.

Soluções que estarão mais perto de serem realizadas, quanto mais força tiver a CDU! Estas são soluções para o País. São soluções de uma força que quanto mais força tiver, mais pesará nas decisões e na definição das políticas necessárias para o futuro!

Camaradas:

Tem havido por aí uma grande encenação para dar um novo e artificial alento à bipolarização da vida política portuguesa. Uma grande encenação com o objectivo de repor o sistema da alternância sem alternativa para os problemas do País. Uma grande operação para vender a ideia que a única opção nestas eleições é escolher entre Costa e Rio, entre PS e PSD, para assegurar que a política de direita siga o seu rumo sem sobressaltos - numa ou noutra variante dessa política.

É vê-los, uns e outros, a fazer um esforço para se diferenciarem, mas sem conseguirem iludir as parecenças!

O PS, nesta campanha, já disse tudo para sabermos que nas matérias e nas políticas essenciais nada muda, tal como o PSD. O PS não fará nada por sua vontade e opção (tal como o PSD) que ponha em causa os interesses e a gula desmedida dos grupos económicos, deixando-os prosseguir a sua política de preços abusivos na Energia, nas Comunicações e na Banca.

Nada fará (tal como o PSD) para deixar de favorecer a grande distribuição que esmaga o pequeno comércio e a pequena produção agrícola e industrial. Nada fará o PS por vontade própria (como nada fará PSD) para pôr fim às rendas abusivas e milionárias das PPP, que o povo paga duplamente.

Um e outro, continuarão com a sua pulsão privatizadora do que devia estar ao serviço do povo e do País. Nada farão um e outro para conter e impedir a fuga ao fisco pelo grande capital e a sua transferência para offshores.

Tal como nada fizeram no passado, ao entregarem 30 mil milhões de euros aos banqueiros. 30 mil milhões que tanta falta faziam a fazem para resolver os problemas nacionais!

O PS nada fará se as circunstâncias o não obrigarem. Nada fará o PSD, para mudar o que é aviltante e injusto nas leis laborais.

Sim, são parecidos em muita coisa. E também são parecidos nas manobras de ocultação e mistificação da verdadeira natureza das suas políticas. O PSD age ocultando os seus verdadeiros propósitos de promoção de uma nova regressão social e de novos retrocessos na vida do País; o mesmo tentam os seus sucedâneos do Iniciativa Liberal e do Chega.

Ninguém se iluda! O que preparam, se os deixarem, é retrocesso, injustiças e desigualdades.

Não! Não esquecemos o que o PSD afirmava há meia dúzia de anos, quando nos dizia “que os portugueses viviam acima das suas possibilidades”. Não nos esquecemos que o afirmavam para cortar nas condições de vida do nosso povo!

Não o dizem hoje, em tempo de eleições, mas depressa o repetiam se o povo lhe desse essa possibilidade!

Por mais que o queiram esconder, a verdade é que o que é novo e positivo na vida nacional – toda a política de recuperação e conquista de direitos destes últimos anos – resulta da intervenção do PCP e do PEV! Sim, tudo o que é novo; positivo, e conquista a favor dos trabalhadores e do povo; resulta não de uma genuína opção dos governos do PS, mas da iniciativa, da proposta, da influência das forças da CDU, do que a sua presença na Assembleia da República conseguiu impor!

Reposição de direitos sociais; Aumentos de pensões; Manuais escolares gratuitos; Passes sociais nos transportes; Creches gratuitas;
Salários pagos a 100% aos trabalhadores em lay-off, que viram os seus rendimentos cortados no primeiro ano da epidemia.

Estas e muitas outras medidas são o resultado da acção, iniciativa e influência do PCP e do PEV, e das circunstâncias de que quem governava não tinha as mãos livres para fazer a política que sempre fez.

Foi com a decisiva intervenção e acção das forças da CDU que se avançou. Sim, foi por isso que quiseram eleições. Quiseram as eleições para se libertarem da influência das forças da CDU e retomar em pleno a sua política de sempre, e a contar com o apoio da direita.

Mas o povo vai trocar-lhes as voltas! E será com a CDU reforçada com mais votos e deputados que se avançará na solução dos problemas dos trabalhadores, do povo e do País.

Nós cá estamos! Prontos para convergir e abertos a encontrar soluções para avançar na resposta aos problemas, com os olhos postos nos compromissos que assumimos com os trabalhadores e o povo.

É por isso que o voto na CDU é tão importante! O voto na CDU é verdadeiramente importante para decidir contra o retrocesso e a estagnação. Para decidir que o País avança!

O que é decisivo no próximo Domingo não é saber quem fica à frente de quem. O que é decisivo é dar força e solução aos problemas. O que é decisivo é responder às aspirações dos trabalhadores e do povo. É isso que verdadeiramente interessa!

Sim, é preciso mais votos e mais deputados da CDU! Porque quantos mais forem, mais podem contar, e mais vão contar, para decidir das soluções e sobre o futuro do País!

Por isso dizemos e dizemos bem, que nestas eleições é a força da CDU que é força decisiva!

Sim, a CDU é a força decisiva para combater as forças reaccionárias e os seus projectos retrógrados! Mais do que inflamadas palavras de disputa eleitoral, é a nossa história e a determinação presente que o prova!

Sim, é a CDU e a eleição de mais deputados do PCP e do PEV, que decididamente contribuirá para derrotar a política de direita, derrotar a direita e impedir o regresso do governo PSD e CDS.

Sim, a CDU é a força decisiva para sobretudo fazer o que é preciso. Para dar resposta e soluções aos problemas dos trabalhadores e do povo; para dar força a uma política que abra perspectivas de um País mais justo e desenvolvido.

Vamos em frente! Vamos acabar de construir o resultado que confirmará a CDU como força decisiva na solução dos problemas dos trabalhadores, do povo e do País!

Vamos em frente!

Viva a CDU!