Comício em Faro

Com confiança para eleger Catarina Marques no Algarve

Comício em Faro

Comício em Faro

Comício em Faro

Comício em Faro

Comício em Faro

Comício em Faro

Comício em Faro

Comício em Faro

Comício em Faro

Comício em Faro

Comício em Faro

Comício em Faro

Comício em Faro

Comício em Faro

No comício de sexta-feira à noite, em Faro, nas intervenções de Rosa Palma, João Oliveira e Catarina Marques e na vibrante resposta de centenas de pessoas que encheram o Grande Auditório da Reitoria da Universidade do Algarve, ficou assumido o objectivo de eleger uma deputada, tal como o apelo a que todos redobrem o empenho colocado na construção desse resultado.

Muito aplaudida fora, antes, a actuação de Ricardo J. Martins, na guitarra portuguesa, acompanhado por Cláudio Sousa (viola).

A mandatária regional da CDU e presidente da Câmara Municipal de Silves lembrou que a jornada tinha começado em São Bartolomeu de Messines, focando a defesa do Serviço Nacional de Saúde, a que se seguiu uma tribuna pública, em Lagos, dedicada aos problemas da habitação e propostas para concretizar este direito constitucional. Estes temas destacados são das principais razões pelas quais lutamos, acentuou Rosa Palma.

A população bem precisa de ver reforçada a CDU nestas eleições, sublinhou a primeira candidata na lista da coligação PCP-PEV no círculo eleitoral de Faro. Catarina Marques assinalou que o Algarve, agora fustigado pela epidemia e pelo aproveitamento que alguns fizeram dela, é uma região onde o aparelho produtivo regrediu, agravando a dependência do turismo, como monoactividade, com baixos salários, precariedade e sazonalidade. 

Criticou a falta de investimento público, destacando o adiamento da construção do Hospital Central do Algarve e da requalificação da EN 125. Registou a falta de uma verdadeira rede de transportes públicos e a recusa de PS, PSD e CDS perante as propostas do PCP e a luta da população pela abolição das portagens na Via do Infante (A22).

Numa região cheia de potencialidades, Catarina Marques reafirmou a exigência da regionalização, como instrumento de desenvolvimento.

Como respostas aos atrasos acumulados, a candidata destacou algumas medidas que constam no compromisso eleitoral apresentado a 20 de Dezembro pela CDU, em Portimão.

João Oliveira considerou que a boa participação neste comício comprovou a determinação com que estamos mobilizados para a campanha eleitoral, para conquistar apoios e votos, e também para as batalhas que vão prosseguir no dia 31 de Janeiro. Para o membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, o voto na CDU é aquele que conta para os principais objectivos que estão colocados ao povo português: a resposta aos problemas e a convergência necessária para concretizar as soluções. Desta convergência, outros fogem e ensaiam a forma de garantirem que a política de direita se concretiza, sem qualquer condicionamento.

Para a região, reafirmou a necessidade de diversificação da actividade económica, desenvolvimento do aparelho produtivo, valorização do trabalho e dos trabalhadores. O Algarve, como o PCP e a CDU têm defendido, não pode ser apenas um bom local para que muitos venham do estrangeiro e de outros pontos do País passar férias: também tem de ser um território com condições para os que cá vivem e trabalham todo o ano. 

João Oliveira acusou o PS de, recusando as soluções, ter arrastado o País para eleições, na mira de uma maioria absoluta que lhe permita fugir à acção da CDU, que se comprovou como a força decisiva da CDU para fazer avançar a vida dos trabalhadores e do povo.

Hoje, salientou, está a construir-se o resultado com que a coligação mostrará ser a força decisiva para responder àquilo que devia ter tido solução há três meses e que hoje é ainda mais necessário e urgente.