Intervenção de João Ferreira

Assegurar a igualdade no trabalho e na vida, cumprir os direitos das mulheres

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»
Ver Vídeo
Ver Galeria

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»

Sessão «Cumprir os direitos das mulheres»

Camaradas e Amigas,  

Uma forte saudação e um sincero reconhecimento pelos testemunhos que aqui nos trouxeram estas mulheres, a Filipa Costa, a Sandra Esteves, a Ana Pais e a Bárbara Carvalho. Testemunhos que mostram as dificuldades que continuam a viver as mulheres do nosso País, ao arrepio dos valores inscritos na Constituição da República Portuguesa e do que devia ser o caminho da igualdade.

Saudação que queremos estender à Heloísa Apolónia, que aqui trouxe a voz do Partido Ecologista “Os Verdes” e também a voz das mais de 50% de mulheres candidatas nas listas da CDU. Uma significativa presença que reflecte o papel das mulheres na acção de todos os dias da CDU e das forças que a integram. Esta presença é expressão de uma vontade própria e autónoma, resultado do valor que atribuímos à participação social e política das mulheres. Precisamos de continuar a ampliá-la, sendo certo que este é um problema que  não se resolve por imposição legal da lei da paridade.  

O reforço da participação social e política das mulheres – seja qual for a sua idade, profissão ou contexto social e cultural – exige o cumprimento dos seus direitos – na lei, no trabalho e na vida – e o estímulo ao seu alargamento em diversos domínios.
 
Para a CDU, cumprir os direitos das mulheres significa assegurar o direito ao trabalho com direitos, a valorização dos seus salários e a igualdade salarial, a valorização profissional, a real possibilidade de articulação da vida profissional, familiar e pessoal, a regulação dos horários de trabalho e a redução para as 35 horas semanais, sem perda de remuneração. Mas também a criação de uma adequada oferta de uma rede pública de equipamentos e serviços de apoio à família, garantindo o direito das mulheres a terem os filhos que desejem e o cumprimento dos direitos de maternidade e paternidade.

Cumprir os direitos das mulheres significa, igualmente, prevenir e combater as desigualdades, discriminações e violências que incidem sobre as mulheres. Prevenção e combate que são indissociáveis do acesso de todas as mulheres, independentemente do seu nível de rendimento ou da região onde vivam, aos serviços públicos e funções do Estado nos domínios da  saúde, da educação, da cultura, da segurança social, da habitação e da justiça, entre outros, vocacionando-os para a promoção da igualdade, dotando-os com recursos financeiros, técnicos e humanos que lhes permitam de forma eficaz intervir na detecção e combate das discriminações e assegurando o cumprimento da Lei.
 
Cumprir os direitos das mulheres exige, também, uma adequada prevenção, sinalização e protecção contra a violência doméstica, articulada com o reforço de estruturas e dos meios necessários aos serviços públicos e outros que intervêm neste domínio, assim como a adopção de um Plano de combate à exploração na prostituição, garantindo apoios específicos à reinserção social e profissional e apoio aos filhos das mulheres nessa situação.

A CDU tem-se batido para que sejam dadas respostas muito concretas, nos orçamentos e fora deles, a estas e outras questões cruciais. Propusemos soluções que o PS rejeitou, em anos anteriores e de novo este ano, porque verdadeiramente não queria soluções, queria eleições.
 
Eram propostas cuja concretização significaria, em si mesmo, um caminho de inversão na situação de desigualdade e discriminação das mulheres. Situação que se viu agravada nos últimos dois anos pelos impactos da COVID-19.

Estas são questões cruciais para a CDU, plasmadas no Programa Eleitoral do PCP e nas dez questões cruciais para a vida e futuro do País que constam do nosso Compromisso Eleitoral. 

Prevenir as desigualdades, discriminações e violências. Assegurar a igualdade no trabalho e na vida, cumprindo os direitos das mulheres. São objectivos que exigem, mais do que promessas para horizontes longínquos, que nunca se concretizam, uma acção concreta, aqui e agora, tendo em vista:  

O aumento geral dos salários, entendido como uma emergência nacional; a garantia dos direitos das crianças e dos pais, nomeadamente assegurando  creches gratuitas para todas as crianças, designadamente por via da construção de uma rede pública, visando dar também resposta ao défice demográfico e travar a emigração de jovens; assegurar a dignidade dos idosos, desde logo, valorizando as reformas e pensões; assegurar o combate à pobreza e às desigualdades; garantir o direito à saúde de todos, com medidas para salvar o Serviço Nacional de Saúde; garantir o direito à educação, à ciência, à cultura e ao desporto; garantir o direito de todos à habitação e à mobilidade e o direito a viver num ambiente saudável; assegurar uma justa política fiscal, a favor das camadas populares, dos trabalhadores e das suas famílias, das micro pequenas e médias empresas.  

Este é o caminho para responder aos problemas do País, dos trabalhadores e do povo.  

Soluções que em si mesmo geram dinâmicas positivas e de avanço, tanto na concretização da igualdade entre mulheres e homens, como no cumprimento de importantes direitos das mulheres. Soluções que visam a valorização do seu trabalho, das suas competências e saberes, a promoção da sua realização pessoal, profissional e social, mas também o contributo que dão para o desenvolvimento do País. 

Este é um caminho que se confronta tanto com os que, como PSD e sucedâneos, desprezam os direitos das mulheres, como com aqueles, como o PS, que acenam com a promessa da igualdade de direitos mas que a deixam ficar apenas no papel, nas boas intenções, sem tradução concreta na vida das trabalhadoras, as quais permanecem sujeitas a uma intensa exploração laboral, à desregulação de horários, sujeitas a baixos salários e às discriminações salariais e em função da maternidade.

Quando é preciso mudar a lei e com ela forçar a melhoria da vida, como é o caso das leis laborais que não servem os direitos das mulheres, PS e PSD convergem para rejeitar essas mudanças, usando alguns a promessa da igualdade como mero instrumento de propaganda.  

Ficámos hoje a saber que não pára de subir o número de grávidas cujos contratos de trabalho não são renovados. Esta é a realidade concreta, que contrasta com as promessas de igualdade. A essas promessas leva-as o vento, enquanto o PS continua a adiar a resposta à necessária elevação das condições de vida e de trabalho, assentes no cumprimento dos direitos das trabalhadoras de sectores como o têxtil, vestuário e calçado, a hotelaria, a restauração, a indústria alimentar, os hipermercados, os serviços de apoio social, os serviços de limpeza e tantos outros. 

A igualdade prometida pelo PS não tem qualquer alcance social sem a elevação do estatuto sócio-profissional das mulheres que assumem um papel central no funcionamento de serviços públicos, na saúde, na educação, na segurança social, na justiça, na cultura, na ciência e investigação, entre outros. Mulheres que são 60% dos trabalhadores da Administração Pública, muitas sujeitas à precariedade laboral, à destruição e congelamento de carreiras, à perda de poder de compra, como sucede, mais uma vez, com a proposta do PS de 0,9% de actualização salarial, abaixo do valor apurado da inflação em 2021.
 
A prometida igualdade fica sempre no papel. Assim é também quando se trata de assegurar o direito à reforma e a uma pensão digna para trabalhadoras. As mulheres são mais de 52% do total de pensionistas de velhice, mais de 80% dos que recebem pensões de sobrevivência e 70% dos que recebem o complemento solidário para idoso.

Estas mulheres sabem que foi pela luta e pela intervenção do PCP e da CDU que nos últimos cinco anos se conseguiram aumentos extraordinários de pensões de 30 e 50 euros para cerca de 1 milhão e 500 mil reformados e pensionistas. Aumentos que o PS não tinha no seu programa e aos quais resistiu, mas dos quais a CDU não desistiu até que se tornassem realidade.

Aumentos que só não se concretizaram em Janeiro deste ano porque o PS não quis, preferindo usar os pensionistas como arma de arremesso eleitoral. 

As mulheres e os seus direitos perderam com as opções do PS, em convergência com o PSD e seus sucedâneos, ao não revogar a caducidade da contratação colectiva, ao impedir as alterações às normas gravosas das leis laborais propostas pelas forças da CDU, ao rejeitarem o direito à reforma sem penalizações para todos os trabalhadores com 40 anos de descontos, independentemente da idade, ao inviabilizarem a eliminação do factor de sustentabilidade aos reformados com pesados cortes nos anos da troika e até 2017, incluindo desempregados de longa duração, e ao rejeitarem a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos, entre muitos outros exemplos que poderiam ser dados.

As jovens mulheres perdem todos os dias quando PS e PSD e afins se unem para impedir a gratuitidade do Ensino Superior, com o fim das propinas, obrigando muitas a desistirem dos seus projectos, ou para impedir o combate à precariedade que as impede de decidirem dos seus destinos, de assumirem uma vida independente.

Não é nas opções do PS nem nos projectos reaccionários do PSD e seus sucedâneos que há solução para todos estes problemas.

No debate de ontem, entre Costa e Rio, estiveram ausentes os problemas essenciais dos trabalhadores e do povo e pelas palavras de António Costa ficou claro porque é que fugiu das soluções e precipitou eleições. Ele quer o voto no PS para uma maioria absoluta que bloqueia as respostas e, mais do que isso, quer o voto no PS para, como afirmou, governar lei a lei com o PSD como no tempo de Guterres para fugir à convergência com a CDU.

Assim, fica ainda mais claro que o voto na CDU é o voto que vai decidir das soluções para o País. 

Sim, a CDU é força decisiva e o voto na CDU é o voto que decide, é o voto que vai decidir do aumento geral dos salários, da reposição do poder de compra e valorização das pensões de reforma, da defesa do Serviço Nacional de Saúde e dos serviços públicos, dos direitos das crianças e dos pais, da garantia de acesso à habitação, dos direitos das mulheres, do desenvolvimento do País.

Dia 30, o que se vai decidir é dar resposta aos problemas ou, pelo contrário, mantê-los e agravá-los.

É na CDU que reside a condição essencial de avanço. Provou-se no passado recente e pode provar-se outra vez, se tivermos mais força para fazer avançar mais a luta pela igualdade; por salários, reformas; direitos e melhores condições de vida das mulheres. 

É preciso levar ao voto na CDU a exigência de resposta aos problemas quotidianos com que as mulheres se confrontam: as trabalhadoras, as jovens, as reformadas, as micro, pequenas e médias empresárias, as agricultoras.  

O reforço da CDU nas eleições legislativas é condição decisiva para um outro rumo para o País, para avançar tanto na concretização da igualdade entre mulheres e homens, como no cumprimento de importantes direitos das mulheres que lhes assegure a igualdade no trabalho e na vida.