Cumprir o direito à Habitação

A candidata da CDU, Diana Ferreira, e a Vereadora da C. M. Porto, Ilda Figueiredo, estiveram reunidas com a Associação de Inquilinos e Condóminos do Norte de Portugal, abordando questões relativas à dificuldade no acesso à habitação, aos despejos e à desprotecção dos inquilinos.
A CDU promoveu também, no espaço desta Associação, uma sessão sobre Habitação, que contou com a presença de  Diana Ferreira, José Manuel Calheiros, professor catedrático e médico de saúde pública e José Fernandes Martins, advogado e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Inquilinos e Condomínios do Norte de Portugal.
Esta sessão, muito participada e que contou com vários testemunhos sobre as dificuldades no acesso à habitação, confirma a inadiável necessidade de políticas alternativas que concretizem o direito à Habitação, reconhecendo-a como uma necessidade básica, de acordo com a Constituição, que não será satisfeita, como se evidencia, por soluções de mercado. Políticas que são inseparáveis da revogação da Lei dos Despejos  da promoção e alargamento da oferta de habitação pública, de um firme combate à especulação imobiliária, de mobilização de recursos para habitação a custos controlados, de medidas que assegurem habitação de qualidade e que garanta conforto às famílias (a má habitação que prolifera causa e agrava problemas de saúde), de apoios ao movimento cooperativo e a associações de moradores - compromissos que a CDU inscreveu no seu programa e que reafirmou nesta sessão.