Mensagem de Jerónimo de Sousa para as Comunidades Portuguesas

Ver Vídeo

No próximo mês de Janeiro, irão ter lugar eleições para a Assembleia da República, eleições que se revelam de enorme importância para o País e para as comunidades portuguesas.

Em Portugal e no mundo, vivemos tempos complexos e exigentes, onde emergem tensões e perigos de conflitos de premeio com as consequências da pandemia Covid-19.

Em Portugal, a situação só não é mais grave porque a luta dos trabalhadores e a decisiva intervenção do PCP, vencendo resistências e obstáculos, criaram as condições para defender, repor e conquistar direitos e rendimentos.

A opção que se coloca, a todos e a cada um, é a de decidir entre avançar no que é preciso fazer ou continuar sem respostas aos problemas que nos afectam enquanto comunidade.

Nestas eleições, os portugueses residentes no estrangeiro vão ter a oportunidade de eleger deputados e optar entre eleger deputados verdadeiramente comprometidos com a defesa dos seus interesses e aspirações ou prosseguir com velhas opções que já mostraram nada resolver.

O reforço da CDU é a mais solida garantia para que os próximos anos não sejam de retrocesso, mas sim de prosseguir um caminho de avanços. Portugal, os portugueses, as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, merecem e precisam de uma outra política, uma política alternativa, patriótica e de esquerda.

Uma política que, lutando por um Portugal desenvolvido e soberano, também não esqueça, nem vire as costas a todos quantos trabalham e residem fora do País.

O PCP, a CDU, não obstante não ter nenhum deputado eleito pelos Círculos da Emigração, não deixou de dar voz às suas preocupações, aos seus problemas, desenvolvendo um intenso trabalho intimamente ligado às Comunidades emigrantes, propondo e apresentando soluções - do ensino da Língua Portuguesa à rede consular; da autonomia e capacitação do Conselho das Comunidades Portuguesas aos problemas relacionados com questões de dupla tributação; do apoio ao Movimento Associativo, aos tempos de resposta para tratar um qualquer documento. Em todos estes e outros casos, estivemos presentes com propostas e soluções.

Soluções que encontram no reforço do PCP e da CDU a mais sólida garantia para a sua concretização.

Estas eleições são o momento de fazer convergir no voto a vontade dos que lutam por uma vida melhor. Um momento que exige determinação, empenho e convergência de todos os que verdadeiramente querem uma política alternativa, uma política patriótica e de esquerda para o nosso País, que só o reforço do PCP e da CDU está em condições de garantir.

A CDU é a força portadora de um projecto e de uma política ao serviço de Portugal e das Comunidades portuguesas, em que o direito constitucional de emigrar deixe de ser uma gravosa alternativa à falta de emprego e de emprego com direitos, em resultado de uma política que agrava as condições de vida dos trabalhadores e das suas famílias.

Hoje, como sempre, estamos na primeira linha da luta por um futuro melhor, rejeitando os limites que nos querem impor e reafirmando que o nosso País pode e deve ser um País mais justo, mais desenvolvido e mais soberano.

É nesse sentido e com esta forte convicção que hoje me dirijo a vós.

Com coragem, com confiança, que se juntem a nós, com o vosso apoio, a vossa iniciativa, o vosso voto, possamos construir os caminhos urgentes, inadiáveis, para um Portugal com futuro.

A todos os portugueses na diáspora desejo boas festas, saúde e um ano 2022 pleno de realizações.