CDU envia protesto ao Presidente da Comissão Europeia

A CDU, na pessoa de João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu e Primeiro candidato da lista da Coligação Democrática Unitária às eleições para o Parlamento Europeu, endereçou hoje um protesto ao Presidente da Comissão Europeia sobre a realização em Lisboa da conferência com o tema “Política monetária num contexto financeiro em evolução” com início agendado para o dia 25 de Maio, o qual transcrevemos:

«Ao Presidente da Comissão Europeia

Foi com surpresa e indignação que a Coligação Democrática Unitária tomou conhecimento do anúncio da realização em Lisboa de uma conferência com o tema “Política monetária num contexto financeiro em evolução” com início agendado para o dia 25 de Maio.

A data e o tema anunciados são, por si sós, bem reveladores das intenções dos seus promotores: influenciar o ambiente político e os resultados das eleições para o Parlamento Europeu que se realizam nessa data. Trata-se de uma insolente violação de princípios básicos de ética política e de respeito e de frontal violação das regras democráticas mais elementares a merecer a mais firme condenação. Mas a gravidade de um tal acontecimento torna-se ainda maior ao verificar que nessa conferência está prevista a participação do Presidente da Comissão Europeia, a par do Presidente do Banco Central Europeu e da directora-geral do Fundo Monetário Internacional, os grandes responsáveis da troika que de braço dado com o Governo português tem infernizado a vida dos portugueses, destruído o País e comprometido a soberania nacional.

A realização desta projectada conferência no nosso País é absolutamente inaceitável pelo que se exige que a Comissão Europeia não só nela não participe como dela se demarque.

Não é pois admissível qualquer desfecho que não seja a anulação de uma iniciativa que afronta as leis nacionais em vigor, designadamente a legislação eleitoral, e a própria soberania nacional.»

Voltar ao topo