Ir para o topo
Parido Comunista Português

Intervenção de Mariana Silva, membro do Conselho Nacional do PEV

Esta é a oportunidade para devolver à Assembleia a Voz do distrito de Braga que lá tem estado ausente

Comício em Vila Nova de Famalicão

Começo a minha intervenção saudando todos em nome do Partido Ecologista Os Verdes.

Uma saudação que quero dirigir em particular aos nossos amigos do Partido Comunista Português e da Intervenção Democrática, nossos aliados de tantas lutas em defesa das pessoas, do ambiente e da biodiversidade. Saudação aos que, não tendo Partido, aqui estão, neste espaço de luta, de intervenção e de proposta que é a Coligação Democrática Unitária.

Companheiros e amigos,

Cá estamos nós para mais uma eleição. A eleição para a Assembleia da República é um momento importante para reforçarmos os deputados da CDU. Sim, porque nestas eleições não estamos a eleger o Primeiro Ministro, mas sim os 230 deputados que têm a responsabilidade de defenderem as regiões por onde são eleitos, de defender os interesses das populações e o País.

Esta é a oportunidade que não podemos perder para devolver ao Distrito de Braga a deputada da CDU que lhe faz falta, para devolver à Assembleia a Voz do distrito de Braga que lá tem estado ausente.

Sim, a deputada da CDU será a Voz das mulheres trabalhadoras do vestuário, têxtil ou das cutelarias que apesar da experiência, continuam a receber o salário mínimo, das que, todos os dias, lutam pela igualdade de direitos, pelo fim das violências a que estão sujeitas.

Será a Voz dos agricultores que trabalham a terra, que cuidam dos animais nos 365 dias do ano, e que vêm o suor do seu trabalho a dar lucro às grandes distribuidoras. A voz dos que continuam a optar pela Agricultura Familiar, mesmo que esta seja constantemente desvalorizada, e a voz dos jovens agricultores que dão início aos mais diversos projetos de agricultura biológica.

Mas será também a Voz que reclama mais proteção e conservação da Natureza. Que denuncia que os rios e ribeiros têm sido expostos a grandes atentados ambientais, encarados como autênticos canos de esgoto a céu aberto com impactos extremamente negativos para a biodiversidade, levando à morte da fauna e da flora, para atividades lúdicas e económicas e para a própria saúde pública, pois muitas destas águas servem, igualmente, para irrigação e para abastecer a população.

Apesar de serem conhecidos os principais elementos poluidores das águas, a verdade é que persiste um desconhecimento efetivo, relativamente às fontes concretas de poluição e a sua localização. Lutamos há anos pela despoluição do Rio Ave, do Rio Vizela, do Rio Este, do Rio Pelhe, e após vários investimentos, cá estamos nós, em 2024 a relembrar estes graves problemas ambientais.

É preciso ter uma Voz da região que defenda mais e melhor Mobilidade. Não podemos admitir que o Passe Social Intermodal tenha apenas lugar nas áreas metropolitanas. A CDU não desistiu daquela que foi uma das medidas mais importantes para o Ambiente, que retirou milhares de carros das estradas. Precisamos da voz que reclame transportes públicos coletivos eficientes, e o investimento que tarda na Ferrovia.

Não precisamos das COP para sabermos que o comboio é o transporte público essencial para a tão prometida e necessária descarbonização, porque sabemos isso há anos e por isso propusemos e continuamos a propor que se invista na ferrovia.

Companheiros e amigos,

A cada conversa que temos na rua, nas distribuições, com os nossos familiares, com os nossos amigos, no trabalho ou no café precisamos de relembrar que com mais força da CDU, com uma maior capacidade de condicionamento por parte do PEV e do PCP, foi possível conquistar medidas importantes para a defesa da floresta, da economia das famílias portuguesas, para o bem-estar animal, para a igualdade de gênero.

O PS fez chantagem para ter maioria absoluta e obteve-a. O grande resultado do PS foi um grande problema na vida das pessoas.

O aumento do custo de vida sem resposta, o desinvestimento no SNS, a continuada desvalorização da carreira dos professores, profissão que deixou de ser atractiva, deixando milhares de alunos sem aulas a pelo menos uma disciplina, a falta de investimento nos transportes públicos coletivos em todo o país, o desinvestimento na proteção do Ambiente e a falta de transparência em processos complexos como no caso da prospeção e exploração de lítio e do hidrogénio, são algumas das marcas dessa maioria absoluta.

Facilitam-se a implementação de projetos delapidadores da biodiversidade em áreas protegidas, projetos que colocam em causa, irreversivelmente, a qualidade de vida das populações e as suas tradições, consubstanciando um ataque gravíssimo à biodiversidade, aos solos, à água e a zonas de agricultura de montanha que desempenham um papel fundamental como sumidouros de carbono.

Medidas que contaram e contam com a resistência das populações, que tiveram sempre ao seu lado Os Verdes valorizando o seu envolvimento nos processos de desenvolvimento das suas regiões, em equilíbrio com a proteção e conservação do património natural e cultural.

Companheiros e amigos,

Queremos o reforço de votos na CDU. Queremos o regresso da voz do distrito de Braga ao Parlamento e queremos também, e vamos consegui-lo, o regresso da voz ecologista, o regresso dos Verdes à Assembleia da República.

Esta é a verdadeira solução para dar voz aos problemas dos portugueses.

É hora de se retomar na Assembleia da República a Voz que defende o reforço das instituições que têm como responsabilidade a fiscalização ambiental, de uma floresta autóctone combatendo as monoculturas, combatendo a agricultura intensiva, que lute por medidas efetivas, justas e adequadas à adaptação às alterações climáticas.

Medidas e opções só alcançáveis com mais deputados da CDU.

Com mais força, com mais vozes, com mais propostas, mais iniciativas, será possível engrossar a luta pela defesa do Ambiente, das condições de vida, da habitação, dos direitos laborais, da igualdade, da educação, da saúde e da justiça.

Mais vozes da CDU para defender a justiça social, para se baterem pela justiça ambiental, na Assembleia da República.

Até 10 de Março é preciso avisar toda a gente que o Voto Verde é o voto na CDU é o voto na Palavra, na Dignidade e na Confiança.

Confiar o Voto à CDU é garantir um Futuro mais Justo!

Viva a CDU!

Partilha