Todos os votos contam para que seja possível, com a CDU, continuar Setúbal

Ver Galeria
Ver Vídeo

A obra realizada nos últimos anos e o projecto da CDU para lhe dar continuidade constituem motivo de confiança na renovação da maioria em Setúbal nas eleições do próximo domingo. Contudo, alertou Jerónimo de Sousa no comício realizado no Fórum Luísa Todi, "esta confiança exige de cada um, um último esforço. Temos ainda dois dias para falar com amigos, com conhecidos, com colegas de trabalho, com vizinhos, com familiares. Que nem uma oportunidade seja desperdiçada. (...) Dia 27 será tarde para arrependimentos".

Valorizando o trabalho realizado pela coligação que une comunistas, ecologistas e democratas sem partido – em Setúbal como em todas as câmaras e juntas de freguesia em que está em maioria – Jerónimo de Sousa destacou aspectos centrais do projecto autárquico da CDU, que têm ali particular expressão: as populações colocadas no centro da acção política, a participação popular na definição das principais opções e prioridades, a valorização do trabalho e dos trabalhadores, a defesa dos serviços públicos e dos direitos à habitação, à mobilidade, ao desporto, à cultura.

Quanto à confiança que ali se sente em torno da CDU, o Secretário-geral do PCP realçou que ela se alicerça também no "exercício exemplar dos mandatos", na "alegria, na dinâmica, na força de uma campanha feita de sorrisos, de afectos, de apoios muito diversos, de uma grande participação juvenil, que emprestaram a esta caminhada a persistência e a determinação de quem sabe estar do lado certo da vida e da luta".

De confiança falou também André Martins, candidato à presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que elegeu a abstenção como principal adversário da CDU nas eleições de domingo. Quanto às restantes forças políticas, e desde logo do PS, o candidato lembrou não só os tempos em este que geriu o concelho – tempos de má memória, garantiu, numa cidade "cinzenta" e "amorfa" – mas também posicionamentos recentes: na Câmara Municipal, contra a recuperação do Convento de Jesus e, na Assembleia da República, contra a construção de uma escola secundária em Azeitão.

Rejeitando a visão "passadista" da aposta em projectos avulsos, André Martins valorizou a visão integrada de desenvolvimento que a CDU leva a cabo desde há mais de duas décadas e que só ela está em condições de prosseguir e levar ainda mais longe: o reforço da participação das populações, como já sucede por exemplo no Bairro da Bela Vista, a descentralização da cultura e o regresso, já em 2022, da água e do saneamento à gestão pública são alguns dos compromissos da CDU para os próximos anos.

Heloísa Apolónia, que tal como André Martins é membro da Comissão Executiva do PEV, destacou a longa intervenção ecologista do candidato e o projecto da CDU em prol de uma relação sustentável entre as populações e a natureza. Setúbal é, e será cada vez mais, um exemplo desta prática.