Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP

Que ninguém falte com o seu voto na CDU

Comício em Setúbal

Camaradas e amigos,

Chegamos ao fim desta longa mas estimulante jornada. Chegamos aqui, a terras do Sado, o rio azul que encanta quem por aqui passa, com um sentimento de enorme confiança.

Confiança nos nossos candidatos que daqui queremos saudar, trazendo um abraço fraternal ao André Martins, da Comissão Executiva do Partido Ecologista os Verdes e candidato a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal. Homem empenhado nas causas da defesa do ambiente há décadas, autarca em Setúbal há vários mandatos, André Martins traz o selo de garantia de um trabalho que nos orgulha e que vai continuar a partir de uma grande vitória no próximo domingo.

E nesse abraço saudamos todos os milhares de candidatos que, de norte a sul, compõem as listas da CDU e, particularmente, os milhares de cidadãos sem partido ou até de outros partidos, que imprimiram à CDU essa muito ampla dimensão unitária.

Confiança, no conjunto de activistas que fizeram desta campanha uma grande acção de massas, de contacto com centenas de milhar de cidadãos, levando a nossa palavra a cada canto do País, afirmando as nossas propostas e projecto, ouvindo as populações, as suas queixas e preocupações, agitando a bandeira do Trabalho, da Honestidade e da Competência que distinguem a CDU de qualquer outra força política.

A todos eles, a cada um de vós, uma forte e calorosa saudação.

Confiança, no trabalho e na obra realizada que temos para mostrar em todo o País e com muita evidência aqui em Setúbal.

Uma obra que pela sua dimensão, pela inapagável visibilidade que patenteia em todas e cada uma das áreas da acção da autarquia dispensa ilustração.

Aqui, como em tantos outros municípios e freguesias onde somos maioria, com um notável património de intervenção, de obra realizada, de articulação com as populações, de respeito pelos seus interesses e aspirações.

Um trabalho de que nos orgulhamos, sim!

Em Setúbal como em qualquer outra autarquia gerida pela CDU.

Uma obra que põe sempre, mas sempre, as populações no centro da sua acção.

Que assume, sempre, mas sempre, a sua participação na definição das principais opções e prioridades como elemento orientador.

Que assegura sempre, mas sempre, a valorização do trabalho e dos trabalhadores e, desde logo dos trabalhadores das autarquias, pela melhoria das suas condições de trabalho e pela defesa do aumento dos seus salários e das suas carreiras e profissões.

Obra na melhoria das condições de mobilidade, com a defesa dos transportes públicos, na gestão pública dos serviços essenciais, na defesa do ambiente, na higiene urbana, no apoio social às populações desfavorecidas, na promoção da produção e da fruição culturais, do desporto e do lazer.

Temos confiança na obra feita e no trabalho realizado ao serviço das populações, que nos permite, em todos os lados, sem excepção, andar de cabeça erguida, de cara levantada, falar olhos nos olhos com o povo, ouvir as suas críticas e sugestões e as suas muitas palavras de estímulo e de alento.

Confiança, num exercício exemplar dos mandatos, fundados na ética de quem se candidata, não para se servir a si próprio, nem para tirar dividendos materiais para si ou para os seus, mas para servir as populações, para dar as respostas que fazem falta aos trabalhadores e aos municípios e às freguesias.

Confiança que alicerçamos na alegria, na dinâmica, na força de uma campanha feita de sorrisos, de afectos, de apoios muito diversos, de uma grande participação juvenil, que emprestaram a esta caminhada a persistência e a determinação de quem sabe estar do lado certo da vida e da luta.

Confiança ainda porque estes candidatos e estas candidaturas, nascem das lutas de quem trabalha, de quem vive da sua reforma, dos pequenos e médios empresários, de quem cultiva a terra ou sai todas as noites para o mar, da juventude e das mulheres, dos cidadãos com deficiência, de todos os que são discriminados e ofendidos na sua dignidade.

Confiança nos trabalhadores e no povo, que saberão que o que está em causa é a decisão de escolher os seus autarcas, as Assembleias e Juntas de Freguesia, as Assembleias e as Câmaras Municipais.

Que sabem o significado dessa imensa diferença de poderem ter a CDU à frente do destino das autarquias. Que sabem que o que se confronta são projectos para as nossas terras e que aqui, é a decisão de, com a CDU, Continuar Setúbal.

Camaradas e amigos,

Mas esta confiança exige de cada um, um último esforço. Temos ainda dois dias para falar com amigos, com conhecidos, com colegas de trabalho, com vizinhos, com familiares. Que nem uma oportunidade seja desperdiçada.

De hoje até domingo há ainda muito trabalho a fazer. É preciso que ninguém se distraia ou deixe para outros o que deve fazer para continuar a construir futuro neste concelho.

Lembrar que dia 27 já será tarde para arrependimentos. Temos as vitórias ao nosso alcance, sentimos um apoio crescente nas ruas, mas tudo se decide nos votos contados no domingo.

Vamos construir até domingo uma importante cadeia de esclarecimento e mobilização para o voto.

Que ninguém falte com o seu voto na CDU. Na foice e no martelo, ao lado do girassol.

Que ninguém deixe de expressar o seu apoio às candidaturas da CDU, aos seus eleitos e projecto.

É isso que decide no Domingo: mas também à luta pela alternativa, que continua já no dia 27.

A nossa obra fala por nós. Nós fazemos, construímos e resolvemos. Contem connosco para isso.

Mas contem também com esta CDU para exigir do Governo, seja ele qual for, as respostas que são da sua responsabilidade e que, por estar amarrado à ditadura do défice e aos interesses do grande capital, não quer dar.

Todos os apoios contam para a CDU ter mais votos e mais mandatos.

Um resultado que queremos e que pedimos ao povo português, para juntar força à força que não se cala perante as injustiças, para dar as respostas que as populações reclamam, para prosseguir a obra e o caminho realizados.

Vamos daqui mais confiantes, camaradas!

Com esta força de Abril que queremos continuar, com este apoio que hoje aqui recebemos, que são força e apoio que sentimos em todo o País, podemos afirmar que está ao nosso alcance um grande resultado da CDU, deste projecto de futuro!

Viva o povo de Setúbal!

Viva a CDU!