Direito à água e ao serviço público na agenda da CDU

Uma delegação da candidatura da CDU ao Parlamento Europeu deslocou-se hoje pela manhã até às instalações da AGERE, empresa municipal de de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga.

Bem cedo, a candidata Mariana Silva, acompanhada por vários activistas da CDU, iniciaram os contactos com os trabalhadores à porta da empresa, sensibilizando-os para as questões políticas relacionadas com o serviço e abastecimento de água.

Mariana Silva, que é também dirigente do Partido Ecologista "Os Verdes", saiu em defesa da água pública como única garantia de que esta é de todos e está disponível para todos. Em conversa com os trabalhadores, a candidata da CDU adiantou que esta matéria "é uma das mais sensíveis do ponto de vista político", quer pelo que representa enquanto "direito inalienável das populações de acesso a um bem natural", quer pelo que se tem assistido ao longo da últimas décadas no campo de interesses dos grandes grupos económicos. "A água tem sido uma fonte de negócio para alguns, que à custa das necessidades das pessoas e por via dos processos de privatização de empresas públicas promovidos pelos sucessivos governos, têm visto a suas fortunas aumentar significativamente", declarou Mariana Silva. Com esta iniciativa, a CDU pretendia também recolocar o direito à água no centro do debate político, assumindo a sua posição de promoção e elevação da qualidade de vida das populações, garantindo a democratização do acesso à natureza e do seu usufruto, a que se associam a defesa do carácter público e soberano das políticas, estratégias e meios de defesa do ambiente e dos recursos naturais.