Dia de luta no Couço

Jerónimo de Sousa no distrito de Santarém

A população da Freguesia do Couço, Coruche, recebeu de braços abertos, uma vez mais, com muita emoção, o Secretário-Geral do PCP. As bandeiras acompanhavam a multidão, dando cor e alegria ao momento junto ao monumento de homenagem às lutas travadas por aquele povo, local que no fascismo foi praça de jorna. No dia 16 de Maio, a uma semana do final da campanha eleitoral, voltou a ser dia de luta, por um futuro melhor para o país e para o povo.

A todos eles, homens e mulheres com história de vida, Jerónimo de Sousa lembrou que no dia 25 de Maio terão lugar eleições para o Parlamento Europeu, que, no actual contexto, assumem um significado especial, tendo um duplo sentido. Por um lado, permitem que mais deputados da CDU possam trabalhar, mais e melhor, na denúncia, no combate e na construção de uma verdadeira alternativa política, patriótica e de esquerda, e, por outro lado, conduzir à demissão do Governo e à convocação de eleições antecipadas, contribuindo para a derrota da política de direita seguida por PS, PSD e CDS.

Por tudo isto, o Secretário-geral do PCP apelou ao voto na CDU. «Esta é a oportunidade de votar e de escolher deputados que vão para Bruxelas e para Estrasburgo para, do nosso ponto de vista, defender os interesses de Portugal e dos portugueses. Não numa concepção de eurodeputados, esquecendo que são eleitos neste país», referiu, frisando que os dois deputados do PCP, pelo trabalho que realizaram, «ganharam o direito ao voto dos portugueses, de todos aqueles, homens e mulheres, que estão preocupados com a situação que vivemos».

Reforçar a CDU

O reforço na votação na CDU será, por isso, «mais um empurrão para derrubar este Governo, que tanto mal tem feito». Mas só isto não basta, adiantou Jerónimo de Sousa, «é também preciso derrotar a política de direita, que tem sentenciado o nosso país nos últimos 37 anos, onde têm governado à vez: PS, PSD, com ou sem o CDS».

«Temos que acabar com isto, e lutar por uma outra política, que redistribua a riqueza produzida, que devolva os salários, os roubos nas pensões e nas reformas, que mantenha o Serviço Nacional de Saúde, a protecção social, a educação, a escola pública. É esta a proposta da CDU», afiançou o Secretário-Geral do PCP, dirigindo-se às pessoas do Couço, que «sempre souberam estar do lado certo».

A iniciativa contou ainda com a presença de José Marcelino, vereador da CDU na Câmara Municipal de Coruche, de Hortelinda Nunes, presidente da Junta de Freguesia do Couço, de Ana Cristina Silva, mandatária concelhia da CDU, Filipa Rodrigues, mandatária distrital, Rui Afeiteira, da Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP e responsável pela Freguesia do Couço, Pedro Silva, do Comité Central do PCP, Octávio Augusto, da Comissão Política do Comité Central do PCP, António Filipe, deputado do PCP na Assembleia da República, e Manuela Pinto ngelo, do Secretariado do Comité Central do PCP.

Voltar ao topo