CDU com os trabalhadores da TRANSDEV e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

No distrito de Coimbra

A deputada do PCP e candidata da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, Inês Zuber, esteve no distrito de Coimbra em contacto com os utentes e trabalhadores do CHUC e com trabalhadores da TRANSDEV.

A Candidata reuniu com delegados e dirigentes do STRUP e com membros da Comissão de Trabalhadores da TRANSDEV. Na reunião foram abordados os principais problemas dos trabalhadores desta empresa multinacional. Nomeadamente no que diz respeito ao ataque aos salários e ao horário de trabalho. Uma directiva europeia, transposta para a lei nacional, quer considerar apenas como horário de trabalho o tempo efectivo de condução e não o tempo integral que o trabalhador está ao serviço da empresa. É uma medida injusta que penaliza os trabalhadores, reduz o valor do trabalho e desestrutura a vida pessoal e familiar dos trabalhadores.

No contacto com os utentes e trabalhadores do CHUC ficou patente a rejeição a esta política e o isolamento do governo PSD/CDS, que não pode ser desligado da política de destruição do SNS seguida por governos PS, PSD e CDS, e que está bem patente no encerramento, a eito, de Maternidades e serviços de Urgência com o consequente impacto nos hospitais. A fusão dos hospitais de Coimbra significou mais desmantelamentos de serviços e valências, mais redução de postos de trabalho e aumento da precariedade dos trabalhadores e pior qualidade dos serviços prestados aos utentes. Situação que não pode ser desligada do aparecimento, como cogumelos, de tantas unidades privadas de saúde à volta destes hospitais.

Voltar ao topo