Ir para o topo
Parido Comunista Português

Intervenção de José Luís Ferreira, 1.º candidato por Vila Real

A CDU tem propostas, tem soluções para os problemas do distrito de Vila Real

Jantar-Comício em Vila Real

A jornada já vai longa, começou de manhã em Chaves, continuou por outras partes do distrito, ainda assim, aqui estamos cheios de determinação e vontade de prosseguir nesta caminhada até dia 10 de Março.

Num quadro marcado sobretudo por uma grave situação económica e social onde os grupos económicos engordam a um ritmo de milhões por dia, enquanto mais de um quinto dos portugueses está em risco de pobreza, o voto na CDU é absolutamente necessário.

Num período em que o poder económico teima em sobrepor-se ao poder político, como bem mostra a ligeireza com que a antiga Unicer, agora Super Bock Group, tem vindo a encarar os compromissos que assumiu com o Estado, as Autarquias e os Transmontanos em geral e muito em particular com as populações de Pedras Salgadas, o voto na CDU é o único e real voto útil.

Num tempo onde os valores ambientais e os interesses nacionais tendem a ser ignorados perante as negociatas de milhões, como mostra o caso da exploração de lítio no Barroso, o voto na CDU é imprescindível.

Quando o acesso à saúde e a qualidade dos serviços públicos está como está, o voto na CDU é o único voto responsável.

E numa altura em que assistimos à desertificação e ao abandono acentuado do interior do País em geral e em particular do Distrito de Vila Real, situação agravada com políticas que não favorecem a agricultura familiar nem a sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas, o voto na CDU é um imperativo inquestionável.

A CDU tem soluções para o País e tem propostas para o distrito de Vila Real.

E sem prejuízo das propostas gerais, que ainda assim também dizem respeito aos Transmontanos, como seja a valorização dos salários e pensões, a defesa dos serviços públicos e das Funções Sociais do Estado, a rede pública de creches, a justiça fiscal e por aí fora, não é por acaso, que o combate à desertificação e a defesa da produção regional representam duas das nossas prioridades para o distrito.

Apostando na agricultura e na defesa dos pequenos produtores, sobretudo com o custo à produção. A grande fatia do bolo.

Potenciar a pequena agricultura, a agricultura familiar e a agricultura biológica como forma de travar a desertificação do interior e o abandono do mundo rural: incêndios

Valorizar os produtos regionais, incluindo aqui as águas termais e o turismo.

Recuperar a Casa do Douro e valorizar os baldios.

Defender o comércio local e os mercados tradicionais, a única forma que os pequenos produtores têm para escoar os seus produtos, mas para isso é necessário disciplinar os horários das grandes superfícies e sobretudo com o seu encerramento ao domingo.

Aproveitar os recursos naturais da região, mitigar e promover a adaptação às alterações climáticas e preservar a nossa biodiversidade, como forma de potenciar o equilíbrio ambiental, melhorar a qualidade de vida dos transmontanos e garantir o bem-estar animal.

Mas o combate à desertificação do distrito também passa pelas questões da mobilidade e por isso propomos a reativação da linha ferroviária do Corgo, a modernização da linha do Douro, com ligação a Espanha e o fim das portagens nas ex-SCUTs que, para além de penalizar os transmontanos ainda inibem as empresas a localizarem-se no distrito, porque o custo das portagens inflaciona os custos com os factores de produção.

Como vemos a CDU tem propostas, tem soluções para os problemas do distrito e é exatamente isso que temos vindo a dizer às pessoas, durante as várias ações de contacto que os ativistas e os candidatos da CDU têm vindo a fazer.

Ao mesmo tempo fazemos um desafio, um apelo à reflexão dos transmontanos, no sentido de ponderarem se vale a pena continuar a eleger deputados apenas do PS e do PSD ou se não ficaríamos a ganhar, nós, os Transmontanos e a região, com a eleição de um deputado da CDU. 

As contas são fáceis de fazer.

E se as pessoas nos têm dito que o Distrito de Vila Real teria muito a ganhar com uma representação da CDU no Parlamento, que fazemos falta, e nós temos a certeza que sim, aqui está a oportunidade. Dia 10 de março vota CDU.

Estamos certos que daremos um bom contributo para um Distrito mais justo, mais sustentável e mais desenvolvido.

Partilha