Ir para o topo
Parido Comunista Português

Intervenção de Mariana Silva

Tanta falta fez o PEV no Parlamento para assegurar a voz Ecologista, a defender a justiça ambiental

Comício no Porto

Saúdo todos em nome do Partido Ecologista Os Verdes, os nossos companheiros do PCP, da ID e todos os independentes que contribuem para fortalecer a CDU.
Companheiros e amigos,
Já faltam poucos dias para 10 de Março, o dia em que temos nas nossas mão a possibilidade de mudar de política.
Mudar de política é essencial para que possamos conquistar direitos e condições de vida dignas.
Com a CDU reforçada na Assembleia da República será possível uma Vida Melhor.
Os muitos dias de campanha que vivemos são marcados pela alegria, energia, pela confiança, pelo contacto e pela conversa, confirmando que a solução é o voto na CDU.
Depois do dia de campanha, em que recolhemos a casa com o coração cheio, com o reconhecimento do nosso trabalho, com o reforço da confiança, com a esperança renovada, ligamos a televisão e somos confrontados com as percentagens, com as previsões, com as tão famosas sondagens.
Como é natural, não ficamos imunes e alguns poderão mesmo sentir algum desalento e até alguma revolta.

Daqui lembramos a todos e a cada um. As sondagens não votam. E aqueles que as fabricam e martelam até que os resultados saiam enviesados, como eles querem, também só têm direito a um voto.
Cada conversa, cada contacto, cada vez que alguém nos diz, "você até tem razão, vou pensar nisso", então já estamos a dar um pontapé nesse desânimo para onde nos querem empurrar.
 E daqui lembramos também que ainda ontem essas sondagens foram desmentidas, quando anunciámos cento e trinta activistas ecologistas que se juntaram para apoiar o regresso do Partido Ecologista Os Verdes ao Parlamento.

Companheiros e amigos,
Sabemos que há ainda muita gente com dúvidas, descrente nas soluções, revoltada com as dificuldades que se intensificam a cada dia que passa, e são essas pessoas que precisamos de ouvir, de lhes relembrar que a situação que vivemos não é uma inevitabilidade e de lhes apresentar as nossas propostas.
Dia 10 de Março, dia em que somos chamados a eleger 230 deputados, é a oportunidade de conseguirmos que o Partido Ecologista Os Verdes regresse à Assembleia da República.

O Partido que tanta falta fez no Parlamento para assegurar a voz Ecologista, a defender a justiça ambiental com comprometimento, com garra para o Porto, para o país.

Com o regresso dos Verdes ao Parlamento será possível darmos continuidade às lutas que não largamos, apesar de serem longas.

Continuamos a lutar por uma rede ferroviária nacional eficiente, pelo investimento na proteção e conservação da natureza, pela mitigação e adaptação às alterações climáticas, pela promoção à Igualdade, a igual de gênero, com salários iguais para trabalho igual, mas a igualdade na vida, num claro combate a todas as formas de violência, de xenofobia, de racismos, de homofobia, de exploração.
Queremos voltar a alertar, na Assembleia da República, para as consequências das Alterações Climáticas que são uma realidade e a propor medidas que permitam a concretização das políticas mais importantes para a sua mitigação.

Precisamos de exigir um claro investimento no desenvolvimento do transporte público coletivo em todo o país, sem que tenhamos um país a duas velocidades em que há regiões que não tem oferta de transporte público, ou é muito residual, para que se criem as condições de acesso a todos os direitos.
Queremos fazer ouvir a exigência do direito à mobilidade com mais transportes, com mais horários, com mais segurança, a preços acessíveis, garantindo assim o acesso aos outros direitos à educação, à saúde, à justiça, à cultura.
Contem com Os Verdes para continuarmos a defender os espaços verdes, a floresta autóctone com o tão necessário reforço das equipas do ICNF, para continuarmos a valorizar as áreas protegidas com o reforço na contratação de mais vigilantes da natureza.
Contem com Os Verdes para exigirem que a transição energética seja feita de forma justa e equilibrada, em que as populações são envolvidas, as economias locais são respeitas e protegidas, em que o património natural, paisagístico, possa ser preservado.
Companheiros e amigos,
Sabemos bem que as dificuldades do dia-a-dia, as injustiças sociais, a preocupação com o dia de amanhã e tanto mês para tão pouco salário, por vezes nos desviam das questões ambientais.

No entanto, também não ignoramos que o Governo de maioria PS caiu por causa de projetos pouco transparentes que terão graves impactos na destruição dos recursos naturais e na conservação das tradições agrícolas e culturais.
Temos que continuar a lutar para que os grandes poderes económicos não se sobreponham às necessidades das populações e às pequenas e médias empresas que contribuem para preservar e promovem o desenvolvimento das regiões.
Por tudo isso afirmamos que com mais força à CDU é possível termos uma vida melhor, com mais dignidade, com mais justiça.

Caros companheiros e amigos,
Dia 10 de Março o voto Verde é o voto na CDU!
Viva a CDU!

Partilha