Ir para o topo
Parido Comunista Português

Intervenção de Júlia Carvalho, candidata

Podem contar com o nosso compromisso em lutar com um único objectivo: o bem-estar e a prosperidade da população do distrito

Jantar-Comício em Vila Real

Caros camaradas e amigos,

A CDU apresenta-se a estas eleições num momento difícil para o povo português. Sabemos que são muitos os problemas que afectam o nosso país. Sabemos também, como transmontanos que somos, que o Marão não nos protege dessa longa lista de problemas. Antes pelo contrário, quase todos chegam cá e muitos deles fazem-se sentir com especial intensidade na nossa região.

Olhemos, por exemplo, para a população do distrito.

No concelho onde resido e trabalho, Vila Real, até bem pouco tempo não nos tinha acontecido perder população. Pois isso mudou. De acordo com o último Censo a diminuição da população foi de 4%, mais do dobro da média nacional, mas mesmo assim muito menos daquilo que se pode encontrar nos concelhos vizinhos: Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio e Peso da Régua, esses perderam entre 20 e 15% da população.

Se até no concelho de Vila Real a população começou a diminuir, então é porque há necessidades importantes das pessoas que não estão a ser satisfeitas, é porque a economia não cria empregos com boas condições, é porque não há acesso a serviços básicos.

É preciso que os trabalhadores e o povo do distrito de Vila Real compreendam o porquê disto estar a acontecer, e é por isso que a CDU desempenha um papel fundamental nestas eleições.
Porque a CDU diz claramente que o que motiva a avalanche de problemas que fustiga o povo transmontano está nas políticas que têm sido seguidas por sucessivos Governos, políticas que não correspondem às reais necessidades da região e do país.

Porque a CDU não se limita a dizer que a culpa é deste ou daquele governante, nem sequer deste ou daquele partido, a CDU faz a denúncia da política de direita, seja ela praticada por quem for: pelo PS, ou PSD, pelo CDS, ou pelos sucedâneos mais reacionários do PSD e CDS que são o Chega e a Iniciativa Liberal.

Mais ainda, a CDU denuncia os verdadeiros responsáveis pela política de direita que são os grupos económicos que, por exemplo, estrangulam os nossos produtores agrícolas, tal como ficou bem claro no início deste mês, quando mais de um milhar de agricultores encheu as ruas desta cidade para protestar contra a ditadura da grande distribuição e para exigir justiça, quer no preço dos seus produtos, quer na atribuição dos apoios financeiros a que têm direito.

A CDU esteve ao seu lado, porque reconhece a importância dos sector agrícola para a economia local e para a soberania nacional. É por isso que defendemos políticas que promovam o desenvolvimento sustentável desse setor.

Também assistimos ao crescimento das grandes superfícies, como os supermercados ALDI, Pingo Doce e a iminente abertura da Mercadona, e reconhecemos a ameaça que isso representa para o comércio local. É por isso que defendemos medidas para proteger e fortalecer as empresas de pequena dimensão, promovendo o comércio justo e sustentável dentro da comunidade e defendemos, por exemplo, o encerramento das grandes superfícies aos domingos, uma medida de elementar justiça, desde logo para os trabalhadores dessas empresas e para as suas famílias.

A CDU olha para o preocupante encerramento de serviços de saúde no concelho, para a perda de valências no SNS, ao mesmo tempo que se dá a abertura de hospitais privados e de clínicas um pouco por todo o lado. É por isso que lutamos, todos os dias, tal como hoje fizemos junto ao Hospital de Chaves, para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, e para isso defendemos investimento no Serviço Nacional de Saúde, e não ainda mais benesses para o sector privado, dedicado ao negócio da doença.

Camaradas e amigos,

Os candidatos da CDU estão preparados para enfrentar estes problemas, tal como todos os outros que os capitalistas e seus lacaios nos queiram mandar. Dizemos isto com toda a confiança. A população do distrito de Vila Real pode contar connosco para propor medidas e soluções para os problemas e mais do que isso, podem contar com o nosso compromisso em lutar com um único objectivo: o bem-estar e a prosperidade da população do distrito.

É hora de lutar por uma vida melhor, é hora de dar mais força à CDU!

Viva a CDU!

Partilha