Ir para o topo
Parido Comunista Português

Já é demais a espera pela conclusão o IP8

A 16 de fevereiro de 1996 o Ministro das Obras Públicas do PS João Cravinho dizia assim no Parlamento "sem esquecer o IP8 até ao ano 2000 teremos todos os IP concluídos.". Passam quase 30 anos (e mais 10 desde que foi previsto no Plano Rodoviário Nacional) que os alentejanos esperam pela finalização desta via estruturante da região. Ora por PS, ora por PSD ou CDS, a verdade é que com obras estão paradas desde 2011. Sobram promessas, chantagens (como aquela de António Costa de contrapor o dinheiro para a conclusão da obra ao dinheiro necessário para repôr o tempo de serviço aos professores) e... ninhos de cegonha. E por cada ano de atraso, são mais milhões em que o erário público é delapidado.

"os alentejanos têm como todos virtudes e defeitos e se há virtude que têm é a paciência, esta paciência alentejana. mas há limites que até esgotam a paciência ao povo alentejano. Já é demais a espera pela conclusão o IP8, pela dinamização do transporte ferroviário, já é demais o aproveitamento das potencialidades do aeroporto de Beja"

Foi tudo isto que a CDU foi denunciar hoje de manhã junto ao troço inacabado. Junto de João Dias, cabeça de lista da CDU por Beja, Paulo Raimundo destacou como este é um bom exemplo de como as Parceiras Público-privado não servem os interesses do país, nem dos cidadãos e de que só o reforço da CDU vai impôr aquilo que o Alentejo precisa para o seu desenvolvimento e os alentejanos merecem: a conclusão da obra em toda a sua extensão.

Partilha